Palavra no pescoço

Tempo de leitura 2 minutos

Palavra no pescoço

Guarde as palavras deles em seu coração e amarre-as em seu pescoço. Pois o mandamento é lâmpada, e a instrução é luz; e as correções da disciplina são o caminho que conduz à vida. Provérbios 6.21,23 NVT

Nos últimos dias me peguei pensando bastante sobre como não guardamos a Palavra de Deus, quantas vezes deixamos para ler a Bíblia mais tarde porque queremos terminar uma partida de video game, um capítulo do livro ou por simples preguiça de ter um tempo com o Senhor.

O pior é que nossa geração não está recebendo o exemplo correto a respeito desse tema por parte de seus líderes espirituais e não serão aptos para ensinar outros a respeito desse tema por não cultivarem uma vida no altar.

Provérbios 6 nos orienta a fazer o oposto do que temos feito, nos orienta a guarda a Palavra em nosso coração, amarrá-la em nosso pescoço. O autor está nos orientando a carregar a Palavra e a vontade do Senhor conosco todos os dias, não importa para onde formos ou o que iremos fazer, devemos carregar a Palavra porque somos chamados para uma missão: pregar o evangelho a toda criatura (Mt 28.20).

Porém, como faremos isso se somos uma comunidade que não lê e medita na Palavra de Deus? Qual tipo de vida cristã temos vivido nos últimos anos?

Vamos a igreja dia de domingo e depois vivemos como se Deus não existisse? Temos buscado a Deus somente quando precisamos d’Ele? Orientado irmãos na fé a fazer algo que não fazemos? Exortado pessoas sem sermos irrepreensíveis?

Eu gosto muito de uma epígrafe que se encontra em João 15, ela diz que devemos permanecer em Cristo e Ele permanecerá em nós porque sem Ele não podemos produzir frutos.

Como nos chamamos de “mini Cristo” na Terra se não conhecemos Àquele que nos deu vida nova? Como temos a ousadia de continuar ignorando o Espírito Santo e vivendo de forma tão vergonhosa?

Provérbios 6 continua a nos exortar quando diz que o mandamento do Senhor é lâmpada de luz e suas correções são o caminho que conduz à vida. O autor nos orienta a guardar a Palavra e sempre voltar a olhar para ela, pois ali encontraremos a vontade de Deus e o guia para sabermos qual caminho tomar.

O Senhor nos corrige, e às vezes isso dói muito, para que continuemos perseverando no caminho. Como disse Paulo:

Não estou dizendo que já obtive tudo isso, que já alcancei a perfeição. Mas prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou. Não, irmãos, não a alcancei, mas concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante, prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus. (Fl 3.12-14 NVT)

É essencial que comecemos a abrir as nossas Bíblias, clamar ao Senhor e pedir orientação. Urgente que cultivemos um relacionamento profundo e verdadeiro com o Senhor. É necessário que carreguemos a Palavra no pescoço para brilharmos no mundo e não sermos do mundo.