Vençam o mal

Tempo de leitura 3 minutos

Vençam o mal – Rm 12.21

Os seres humanos possuem uma capacidade incrível para vencer obstáculos e desafios. Assim é na área da saúde; Na área da tecnologia; Na área do esporte nem se fala. O que o ser humano continua mesmo sofrendo para vencer é a sua tendência para a pratica do mal. Isto está amarrado em seu coração!

Há uma luta dentro de nós, e Paulo a descreve assim: “Porque eu tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realiza-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse continuo fazendo”. (Rm 7.18,19 – NVI).

O ser humano, normalmente, tende para a prática do mal. Se formos vitimas de algum mal nos achamos no direito de também praticá-lo contra quem nos atacou.

Ao agirmos assim, somos vencidos pelo mal, mas como cristão devemos procurar vencê-lo. Este obstáculo é difícil, mas sigam estas orientações da Bíblia e vençam o mal!

1. NÃO RETRIBUAM A MALDADE COM O MAL

“Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.” (Rm 12.17 – NVI)

Devemos levar em conta que isto é uma ordem da Bíblia e está em plena sintonia com a pregação de Jesus que nos mandou não resistir ao perverso, mas sim oferecer a outra fase.

Nós não temos desculpa. Conhecemos a palavra de Jesus e a que se encontra nesse texto. Se pagarmos na mesma moeda, estaremos cometendo o mal da mesma forma que o nosso agressor!

2. BUSCANDO A PAZ COM TODOS

“Façam todo o possível para viver em paz com todos.” (Rm 12.18 – NVI)

Nem sempre é possível estar em paz com todos. Alguns odeiam a paz e não a querem. Existem pessoas que não só odeiam a paz, mas amam a confusão, buscam a confusão em todo canto, criando onde não tem.

Mas quando depender de nós, devemos ter paz com todos, até com aqueles que são mais difíceis de conviver. Assim como uma bandeira branca na guerra simboliza paz, quem sabe um cumprimento, um aceno com a paz não traga transformação naquele que só quer guerra.

Jesus chama de feliz o pacificador, aquele que promove a paz. Se você quer ser feliz, espalhar felicidade e vencer o mal, como este texto mostra, busque a paz com todos.

3. DEIXANDO A VINGANÇA COM DEUS

“Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.” (Rm 12.19 – NVI)

Deus não nos deu o direito de vingança. Ele bem sabe que isto leva à desgraça. Nós conhecemos casos de vinganças que acabaram em problemas maiores, famílias foram destruídas.

A vingança assim como uma bola de neve vai crescendo, crescendo, até levar todos envolvidos a derrota. É pura manifestação do mal que habita no ser humano, incentivada pelo diabo.

Ela é sutil e pode se manifestar até em aparentes pequenas coisas, como na própria igreja, na família, entre amigos. Para vencer o mal temos que deixar a vingança com Deus. Ele é justo e retribuirá se for preciso.

4. RETRIBUINDO A MALDADE COM O BEM

“Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. (Rm 12.20 – NVI)

Este é o golpe final na maldade, retribuir com o bem, a arma de Jesus! Devemos agir de forma positiva com aqueles que usam o mal para nos atingir.

Se alguém nos faz o mal e nós retribuímos com o bem, no mínimo o deixaremos confuso, deixaremos envergonhado e o levaremos ao arrependimento, vencendo o mal.

A Bíblia diz que amontoaremos brasas vivas sobre a cabeça dele (Pv 25:22). Isto é uma referência a um ritual que era praticado no Egito, onde a pessoa para mostrar publicamente seu arrependimento levava na cabeça uma bacia cheia de brasas.

Se você tratar com o bem aquele que lhe fez mal ele vai se arrepender. O caminho da vitória sobre o mal, indicado pela Bíblia, é retribuir o mal com o bem.

Por isso não desanimem, continuem a luta, lembre-se das sábias palavras da Bíblia e “não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”. (Rm 12.21 – NVI)