Home / Devocional / A causa

A causa

“Por esta causa eu, Paulo, sou prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, os gentios… Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai” Efésios 3:1,14

Há um belíssimo hino, cuja letra é como uma flecha a perfurar a alma de um cristão genuíno “Morri, morri na cruz por ti, que fazes tu por mim?”. Jesus Cristo morreu pela causa. Ele deu sua vida em favor daqueles que haveriam de herdar a vida eterna. Ele viveu intensamente e integralmente para honrar e glorificar o nome de Deus, a fim de que a Causa bendita, a Obra maravilhosa de Salvação não sofresse nenhum prejuízo.

Mateus descreveu a vida diária de Jesus, nos seguintes termos: “E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” Mat. 9:35. Jesus não estava preocupado com eventos de evangelização ou com semana de missões, Ele vivia a evangelização e a obra missionária. Evangelizar não era num dia e local marcado, era a agenda de sua vida. Evangelizar estava no sangue de Cristo, mais importante do que qualquer coisa era semear as sementes das boas novas de salvação, por isso Ele disse com firmeza aos discípulos: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” João 4:34.

O apóstolo Paulo, após sua conversão, tornou-se missionário junto aos gentios, e, fez da Causa de Deus o sentido, o rumo, o norte, a esperança, a respiração de sua própria vida. Pela Causa ele foi torturado, preso, caluniado, difamado. Pela Causa ele passou frio, fome, nudez, naufrágio. Pela Causa foi apedrejado. Pela Causa ele orava, clamava, gemia, chorava, intercedia. Pela Causa ele viveu, pela Causa ele sofreu, pela Causa ele morreu.

Hoje, quase 2000 anos dos acontecimentos supracitado, e, vivemos dias de indiferença e frieza para com a Causa de Deus. Evangelizar, fazer missões, transformou-se em programa, evento de fim de semana, fim de mês, com dia e hora marcados, algo totalmente estranho aos princípios das Escrituras Sagradas.

Somos chamados para viver como pessoas transformadas onde pisarem as plantas dos nossos pés. Evangelizar é estilo de vida do cristão genuíno e verdadeiro. Fazer missões a gente faz no trabalho, na empresa, no lazer, na escola, na faculdade, em nossa prática esportiva, quando compramos, quando vendemos, quando visitamos, enfim, evangeliza-se enquanto, vive-se. Essa deveria ser a prática da vida cristã.

Há quantos anos você trabalha onde trabalha? E quantas pessoas foram levadas a Jesus em seu trabalho, através de sua vida? Há quanto tempo você mora nessa cidade, nessa rua, nessa casa, nesse bairro? E quantas pessoas foram por você discipuladas? Quantas estão na igreja hoje, como fruto de seu trabalho, de seu testemunho, de sua vida reta? Há quanto tempo você estuda nessa escola, nessa faculdade? E, quantos colegas de classe, ao menos desconfiam que você é cristão? Quantos colegas você já evangelizou? Com quantos sentou para falar da Palavra de Deus?

Precisamos redescobrir que a Causa de Deus se vive no dia a dia. Pela Causa a gente ora. Pela Causa a gente evangeliza. Pela Causa a gente sofre. Pela Causa a gente contribui com dízimos e ofertas. Pela Causa a gente visita. Pela Causa a gente discípula. Pela Causa a gente faz da nossa casa um lugar estratégico de evangelização. Pela Causa a gente ensina.

Que Deus nos ajude a amar a sua Causa e a viver por sua Causa.

Autor

  • Pastor titular na Igreja Presbiteriana de Tietê. Bacharel em teologia pelo SPS (87-90). Ordenado há 33 anos. Pós-graduação em Educação Cristã com ênfase no AT. Professor de História Geral. Escritor de 2 livros. Casado há 33 anos e pai de 2 filhos.

Compartilhe isso:
Marcado: