“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9.35-38 – ARA)
O livro “em seus passos o que faria Jesus?” de Charles Sheldon publicado em 1896 destaca a importância de seguir os passos de Jesus. Contudo, a ideia do livro pode gerar uma perspectiva subjetiva, relativa e individualista daquilo o que Jesus de fato faria. Ou seja, cada pessoa pode interpretar a pergunta com base em suas próprias convicções, emoções ou ideias culturais, e não necessariamente no que Jesus realmente ensinou ou fez.
Nesse sentido, a pergunta mais adequada não é o que Jesus faria em meus passos, mas de acordo com os passos de Jesus o que eu devo fazer? Essa é a pergunta mais adequada, porque Jesus não agia com base em circunstâncias específicas, mas dentro de uma missão maior, ou seja, uma missão Redentora.
Pois veja que, de acordo com o capítulo 8, Mateus destaca a autoridade e poder de Jesus sobre o mundo físico e espiritual. No capítulo 9 Mateus destaca a compaixão e ação de Jesus e sua missão de salvar os perdidos. E assim, o capítulo 9 termina com um chamado para participarmos da missão do Reino de Deus.
Portanto, dentre muitos exemplos, veremos três lições com base no texto de Mateus 9.35-38 de como você deve seguir os passos de Jesus Cristo.
Proclamando o reino de Deus (v. 35)
O texto segue dizendo no versículo 35 “E percorria nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.”
Mateus está dizendo que Jesus constantemente percorria todas as cidades, percorria as vilas, e estava dentro das sinagogas, proclamando a mensagem de salvação do reino de Deus, curando todas as doenças e enfermidades no meio, entre o povo. Jesus proclamava as boas novas nas cidades, nas vilas e dentro das sinagogas.
Ao olharmos para a história, podemos perceber que foi exatamente essa atitude dos discípulos, dos reformadores e dos grandes homens do passado. Constantemente, em todos os lugares, proclamavam a mensagem de salvação do reino de Deus entre o povo. Mesmo sob perseguição, em cavernas, nas praças e nos templos.
Não deve haver um lugar específico em que devemos anunciar a mensagem de salvação. Seja na cidade grande ou no interior, seja dentro da igreja ou nas ruas, seja dentro da sua casa ou no seu trabalho, é necessário falar da mensagem de salvação. É preciso olhar para o nosso templo. Veja como estão vazios os nossos bancos. Será que você tem seguido os passos de Jesus e anunciado em todos os lugares?
Portanto, ao seguir os passos de Jesus, você é chamado a proclamar o reino de Deus em todos os lugares.
Compadecendo daqueles que sofrem (v. 36)
O texto segue dizendo no versículo 36 “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.”
Mateus está dizendo que tendo Jesus olhado para as multidões, sentiu profunda misericórdia em seu íntimo porque a multidão estava desgastada, exausta e dispersa como ovelhas que não tem um guia, como ovelhas que não tem um protetor.
Uma vez, por volta dos meus 11 e 12 anos eu caí de bicicleta. Quando a bicicleta caiu, ela caiu com o guidão levantado para cima. E eu caí com a barriga sobre o guidão levantado. A pancada foi tão forte, que eu fiquei por alguns segundos quase que sem respirar.
Jesus, ao olhar para aquele multidão aflita e exausta, sentiu uma pancada bem forte em seu íntimo. E não era simplesmente porque elas necessitavam de cura para as suas enfermidades, mas porque era uma multidão que não tinha instrução, não tinha uma liderança, não tinha orientação. Eram como ovelhas que não têm um pastor.[2]
Portanto, ao seguir os passos de Jesus, você é chamado a se compadecer dos que sofrem, você é chamado a ter compaixão daqueles que não tem direção, daqueles que andam exaustos e aflitos como ovelhas que não têm um pastor.
Orando pelos trabalhadores (vv. 37-38)
O texto segue dizendo no versículo 37 “E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade é grande, mas os trabalhadores são poucos.”
Mateus está dizendo que Jesus fala aos seus discípulos que a seara é muito grande, abundante. Contudo, Jesus destaca que os operários são em pequeno número.
O texto segue dizendo no versículo 38 “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”
Mateus está dizendo que, pelo fato de a colheita ser grande e os operários serem poucos, Jesus ordena aos seus discípulos que supliquem, implorem ao Senhor, aquele que tem a posse da colheita, que envie com urgência trabalhadores para a colheita que pertence ao Senhor.
O pastor e reformador de Genebra João Calvino comenta que “como nenhum homem se tornará por si mesmo um ministro sincero e fiel do evangelho, e como ninguém desempenha de maneira adequada o ofício de mestre a não ser aqueles que o Senhor levanta e dota com os dons do Seu Espírito, sempre que observarmos uma escassez de pastores, devemos elevar nossos olhos a Ele para que providencie o remédio.”[3]
A ordem de Jesus, portanto, é para que os seus discípulos intercedam ao dono da colheita para que envie trabalhadores. Portanto, ao seguir os passos de Jesus, você é chamado a clamar e interceder pelos trabalhadores do reino.
Conclusão
Como vimos inicialmente acerca do livro “em seus passos o que faria Jesus”, nós não podemos simplesmente imaginar ou cogitar o que Jesus faria ou não faria de acordo com os meus passos. Devemos olhar para as Escrituras e aprender com os passos de Jesus. Em nosso testemunho diário, Jesus é o modelo perfeito para imitar ao testemunhar aos outros.
Assim sendo, como você deve seguir os passos de Jesus? Proclame o reino de Deus onde quer que você esteja, compadeça dos que sofrem e que estão sem direção e ore para que Deus envie trabalhadores e ore por aqueles que já trabalham pelo reino. Trabalhe como se tudo dependesse de você. Mas ore como se tudo dependesse de Deus. Que Deus abençoe o seu povo, em nome de Jesus. Amém!
[1] É derivada da raiz que se relaciona com as vísceras, simbolizando um profundo sentimento de empatia e compaixão que vem do interior.
[2] Retirado de: https://www.preceptaustin.org/matthew-9-commentary#9:35:~:text=A%20great%20crowd%20is,of%20the%20Harvest. Acesso dia: 22 de nov. de 2024.
[3] Retirado de: https://biblehub.com/commentaries/calvin/matthew/9.htm. Acesso dia: 22 de nov. de 2024.