

Este artigo inicia uma série sobre o trabalho que realizei nos Estados Unidos no período de um ano, de agosto de 2024 a fins de julho de 2025, como historiador da Igreja Presbiteriana do Brasil. O objetivo principal dessa estada foi localizar e coletar documentos sobre a história do presbiterianismo no Brasil junto à Sociedade Histórica Presbiteriana (Presbyterian Historical Society), no centro de Filadélfia, Estado da Pensilvânia. Havia o desejo de fazer o mesmo na rica biblioteca do Seminário Teológico de Princeton, em Nova Jersey, mas as circunstâncias não o permitiram. Tive nesse projeto o apoio da direção da IPB, do Instituto Presbiteriano Mackenzie e do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, para o qual trabalhei regularmente de maneira remota.
Eu, a esposa Cíntia e os filhos Pedro Paulo e Luís Eduardo, chegamos ao aeroporto de Newark, próximo de Nova York, no dia 30.07.2024, sendo gentilmente recebidos pelo Rev. Diogo Inawashiro, pastor de uma pequena igreja presbiteriana brasileira na cidade de Willow Grove. Ele nos levou até o Seminário Teológico Westminster, em Glenside, onde o presidente da instituição, Dr. Peter Lillback, nos disponibilizou uma agradável casa de hóspedes para residência temporária. Tanto Willow Grove como Glenside ficam nos arredores da grande cidade de Filadélfia. Permanecemos nesse local durante o mês de agosto, enquanto tratávamos da locação de uma casa, matrícula dos filhos na escola e aquisição de um veículo.
O Seminário Westminster tem belíssimo campus no alto de uma colina. Durante nossa estada, estava sendo concluída a demolição de um antigo prédio e preparado o terreno anexo para a construção de um moderno edifício. O seminário foi fundado em 1929 pelos Drs. J. Gresham Machen, Cornelius Van Til, John Murray, Ned Stonehouse e Edmund Clowney, sendo uma das mais destacadas instituições teológicas reformadas do mundo. Defronte ao seminário estão localizadas a Igreja Presbiteriana Ortodoxa do Calvário (1936) e a Fundação de Aconselhamento e Educação Cristã (Christian Counseling and Educational Foundation, 1968).
Iniciei minha busca de materiais sobre o presbiterianismo no Brasil na excelente Biblioteca Montgomery, do Seminário Westminster, que possui muitos periódicos e livros antigos com materiais sobre a obra presbiteriana em nosso país. Eu e a família caminhamos muitas vezes pelo bonito campus naquele verão, apreciando a natureza e os animais silvestres (pássaros, esquilos, lebres, marmotas e até mesmo cervos) que habitam a propriedade. No final de agosto, nos mudamos para uma boa residência na cidade de Fort Washington, na mesma região. Esse nome se deve a uma pequena fortificação que George Washington e seu exército implantaram num morro próximo durante a Guerra da Independência, no final do século 18.

Além da igreja brasileira em Willow Grove (Christ the King ou CTK Philly), passamos a frequentar regularmente a Igreja Presbiteriana Evangélica de Oreland, próxima ao Seminário Westminster. Na primeira, tive a oportunidade de pregar e fazer palestras em muitas ocasiões e na segunda fui convidado para falar por duas vezes na escola dominical, apresentando informações sobre o meu projeto e sobre a Igreja Presbiteriana do Brasil. O filho menor (9 anos) frequentou a Fort Washington Elementary School, a pequena distância de nossa casa, e o mais velho (13 anos) a Sandy Run Middle School, na cidade de Dresher. Cíntia fez um curso de ESL (inglês como segunda língua) no magnífico campus do Montgomery Community College, na cidade de Blue Bell.
No dia 19 de setembro comecei a fazer visitas regulares à Sociedade Histórica Presbiteriana (Presbyterian Historical Society ou PHS), localizada na esquina das ruas Lombard e Quinta, a poucas quadras do Independence Hall, local em que foi assinada a Declaração de Independência dos Estados Unidos (04.07.1776). Trata-se do mais importante arquivo histórico presbiteriano daquele país e do mundo, reunindo imensa documentação da antiga Igreja da Norte (PCUSA) e, em menor volume, da Igreja do Sul (PCUS). Nesse acervo estão centenas de milhares de documentos, artigos, fotografias e outros itens sobre a obra missionária presbiteriana norte-americana ao redor do mundo, inclusive o Brasil. A Sociedade Histórica foi fundada em 1852, esteve sediada por muitos anos no belo Edifício Witherspoon, no centro da cidade, e desde 1967 está localizada em um prédio próprio no endereço atual, atrás da histórica 3ª Igreja Presbiteriana de Filadélfia (1768).
De setembro de 2024 a julho de 2025, fiz 37 visitas à Sociedade Histórica, permanecendo no local, a cada visita, durante todo o expediente. Contei com o simpático e eficiente auxílio de diversas funcionárias, especialmente Jennifer Barr e Charlene Peacock. Meu interesse principal foi fazer um levantamento tão completo quanto possível da documentação sobre o Brasil existente no vasto acervo, bem como digitalizar o maior número possível de materiais. Adicionalmente, busquei informações sobre o final do relacionamento entre a IPB e a PCUSA no início dos anos 70. As coleções da PHS estão agrupadas em grandes Record Groups (RGs ou Grupos de Registros). Cada RG possui muitas caixas de documentos, cada caixa contendo pastas numeradas. Tendo identificado previamente os RGs referentes ao Brasil (por exemplo, “Missão Brasil Central”), eu solicitava caixas específicas e então digitalizava com o iPhone os materiais mais significativos. Muitos outros itens relevantes foram retirados de periódicos, livros, publicações da igreja e coleções de fotografias. No próximo artigo, darei informações detalhadas sobre esse trabalho.
O Rev. Alderi Souza de Matos é o historiador da IPB
The post Em busca da história presbiteriana appeared first on Blog da Editora Cultura Cristã.