Home / Parceria / Influencers

Influencers

Aprendendo com os grandes influencers da história

Segundo definições contemporâneas, influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas que exercem influência sobre um determinado público por meio de plataformas digitais como Instagram, YouTube, TikTok, blogs, entre outras. Essa influência pode ser exercida por meio de opiniões, estilos de vida, comportamentos ou decisões de consumo.

Os influencers geralmente atraem seguidores a partir da produção constante de conteúdo, desenvolvendo uma relação mais próxima e pessoal com eles. Costumam atuar em diversas áreas, como moda, beleza, gastronomia, viagens, tecnologia, educação, política e até causas sociais, adaptando sua linguagem ao perfil do seu público.

Muitas marcas e empresas investem em parcerias com influencers para promover seus produtos e serviços, aproveitando a confiança que essas figuras digitais estabelecem com suas comunidades. Desse modo, os influencers se tornaram peça fundamental na comunicação e no marketing contemporâneos, ao mesmo tempo em que também levantam debates sobre autenticidade, ética e responsabilidade no ambiente digital.
Mas influencers não são fenômeno de hoje. De Eva para cá têm havido muitos com consequências que variam em função da natureza e magnitude da influência exercida e da reação dos alcançados por ela.

A mencionada influência de Eva não pode ser exagerada. Tocou no ponto nevrálgico das relações do ser humano com Deus, encontrou um consumidor irresponsável e omisso e provocou o maior desastre jamais enfrentado pela humanidade. Enquanto os influencers vendem um produto ou imagem, Eva atingiu o ponto crítico do status do ser humano, que passou de criatura feita à imagem de Deus a criatura caída agora com uma distorcida imagem do Criador.

Anos mais tarde, um influencer importante levou a humanidade a querer contornar o impedimento da espada flamejante que barrava a entrada do Éden e a traçar um caminho humano para os portões do céu. Babel, tradicionalmente atribuída a Ninrode, empolgou os consumidores dessa ideia, mas o que era para ser portal do céu tornou-se “confusão”, “porque ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra e dali o Senhor os dispersou por toda a superfície dela” (Gn 11.9). Povoar a terra era preciso.
Os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó foram importantes influencers, abraçando a aliança e mantendo seus descendentes nela. A duras penas.

Naqueles tempos difíceis, vários contribuíram para acertar ou distorcer a história — como Ruben, Judá e o notável José do Egito, Zafenate Paneia, salvador do mundo. As parteiras do Egito e a anônima filha de Faraó influenciaram de modo significativo, sem uma postagem sequer. Nessa esteira vai surgir Moisés, dialogando com Deus, com Faraó e com os israelitas. Seu número de seguidores às vezes despencava e o povo desejava voltar imediatamente ao Egito. O projeto Canaã parecia um absurdo, ninguém o curtia.

Foi quando surgiram alguns dos mais nocivos influencers da história de Israel. O Senhor ordenou a Moisés que enviasse espiões a Canaã, a terra que ele daria aos filhos de Israel. De cada tribo foi um príncipe (Nm 13.1-2). E o depoimento produzido ficou encharcado de medo e desconfiança. “O povo […] que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque” (v.28). O tamanho da rapaziada os assustou. “[…] éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos [crise de insegurança] e assim também o éramos aos seus olhos suposição nascida do medo.

Maus influencers. Vendedores de incredulidade e medo. Por isso foram contestados. Calebe e Josué deram outro depoimento. Não que a maioria estivesse mentindo quanto ao que havia visto. Segundo Josué e Calebe, o que os levou de arrastão foi a incapacidade de ver a realidade maior: “A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa […] não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais” (Nm 14.7-9). Mas os influencers sem fé renegaram a dádiva divina e levaram outros a pecar. Zombaram da palavra de Deus.

O Senhor da aliança manteve sua promessa, mas sabemos o que essa incredulidade custou àquela geração. Boa lição para se recordar quando os filhos de Anaque nos parecem cada vez maiores em nossos dias.

Cuidado com os influencers. Vamos curtir e seguir o que Deus disse.

The post Influencers appeared first on Blog da Editora Cultura Cristã.

Autor

  • Cativo à Palavra

    Projeto Missionário Teológico e Pastoral. Para um coração cativo e dedicado ao Senhor.

Compartilhe isso:
Marcado: