Quanto tempo devemos gastar lendo a Bíblia? | Tim challies
Recentemente, participei de um painel quando surgiu uma pergunta que já ouvi várias vezes, ditas de formas diferentes. A ideia era mais ou menos assim: “Quanto tempo eu devo gastar lendo a Bíblia em comparação com o tempo que passo lendo outros livros?” Essa pergunta geralmente vem de alguém que gosta de ler por prazer…
Recentemente, participei de um painel quando surgiu uma pergunta que já ouvi várias vezes, ditas de formas diferentes. A ideia era mais ou menos assim: “Quanto tempo eu devo gastar lendo a Bíblia em comparação com o tempo que passo lendo outros livros?” Essa pergunta geralmente vem de alguém que gosta de ler por prazer — seja ficção divertida ou não-ficção que alimente a alma. Essa pessoa normalmente percebe que passa mais tempo lendo outros livros do que lendo a Bíblia, e isso acaba gerando um certo sentimento de culpa.
Eu entendo a motivação por trás da pergunta e valorizo essa preocupação. Mas não consigo deixar de pensar que há um erro de categoria aí. Por que comparamos a leitura da Bíblia com a leitura de outros livros, ao invés de, por exemplo, comparar com o tempo que passamos fazendo refeições ou com nossos amigos e cônjuges? Nunca ouvi alguém perguntar: “Será que eu deveria passar tanto tempo lendo a Bíblia quanto passo tomando café da manhã, almoçando e jantando?”
Nunca ouvi alguém dizer: “Me sinto culpado por não passar tanto tempo lendo a Bíblia quanto passo conversando com minha esposa.” Não conheço muitas pessoas que comparam o tempo que passam com as Escrituras ao tempo que dedicam ao trabalho para ganhar o pão de cada dia. E acho que vale a pena perguntar: por que será?
Claro que eu entendo que ler a Bíblia envolve abrir um livro e ler palavras. Mas a leitura devocional da Bíblia não é como ler Tom Clancy, John Piper ou qualquer outro autor. Ler a Bíblia é tanto relacional quanto informativo. Não é apenas ler palavras numa página ou numa tela — é encontrar as palavras de Deus. Quando lemos (ou ouvimos) a Bíblia, estamos encontrando a voz de Deus. Deus fala conosco através da Sua Palavra, e nós respondemos a Ele em oração. Por isso, ler a Bíblia é se relacionar com Deus. Está numa categoria completamente diferente da leitura de qualquer outro livro.
O motivo pelo qual evito comparar a leitura da Bíblia com a leitura de outros livros é que isso tende a valorizar demais os outros livros e a diminuir o valor da própria Bíblia! Agora, não estou dizendo que não há um problema se você passa cinco minutos lendo a Bíblia e sete horas lendo romances (ou assistindo TV ou rolando Reels no celular). Talvez seja hora de se perguntar se você está mesmo aproveitando o privilégio que Deus te deu de conhecê-lo e se relacionar com Ele. Mas, mesmo assim, não acho que exista uma comparação direta ou clara entre ler Malcolm Gladwell e ler a Bíblia.
Então, quais perguntas seriam mais úteis de se fazer? Talvez algo como:
· Estou me esforçando o suficiente para desenvolver meu relacionamento com Deus, a ponto da minha vida mostrar que Ele é minha maior prioridade?
· Estou passando tempo suficiente com Deus para poder dizer que realmente o conheço?
· Estou dedicando tempo suficiente para poder me relacionar com Deus como um amigo se relaciona com outro amigo?
Em resumo: estou dando a Deus espaço para falar comigo através da Sua Palavra — e o suficiente para que Ele molde minha mente, meu coração e minhas ações?
Se vamos fazer esse tipo de pergunta, também precisamos considerar que Deus nos fez diferentes uns dos outros. Temos vidas diferentes, responsabilidades diferentes, rotinas diferentes e tempos disponíveis diferentes. Temos também naturezas relacionais distintas — tem gente que precisa de pouquíssimo tempo com outra pessoa pra se sentir conectado, enquanto outros precisam de muito mais. Isso significa que não existe uma fórmula mágica para responder à pergunta “quanto tempo?” Assim como Deus não nos manda comparar a leitura de livros com a leitura da Bíblia, Ele também não determina um tempo exato que devemos dedicar. Ele nos dá liberdade nessas coisas — uma liberdade alegre de construir e nutrir um relacionamento com o Deus que nos criou, o Deus que nos ama e o Deus que, de forma tão graciosa, ama se relacionar conosco.
Texto original: How Much Time Should We Spend Reading the Bible? Traduzido e publicado no site Cruciforme com permissão.
![]() |
Tim Challies é pastor da igreja Grace Fellowship, em Toronto, no Canadá, editor do site de resenhas Discerning Reader e cofundador da Cruciform Press. Casado com Aileen e pai de três filhos, ele também é blogueiro, web designer e autor de várias obras. |
|---|
O post Quanto tempo devemos gastar lendo a Bíblia? | Tim challies apareceu primeiro em CRUCIFORME.

