Ouça este conteúdo
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Foto: Mãos estendidas. Imagem da internet.
Pela fé Moisés
Hebreus 11.24. “Pela Fé Moisés”
A carta Aos Hebreus no capitulo 11, nos traz uma lista de homens e mulheres que são exemplos de fé, “os Heróis da Fé”.
No versículo primeiro deste capitulo o texto nos fala o que é fé; “Ora fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hb 11.1 NVI).
Certeza aqui significa muito mais que a mera certeza humana, fruto da logica ou do exercício de futurologia. Na visão cristã tem o sentido de algo inabalável, ou seja, temos a convicção que servimos um Deus onipotente, onisciente, onipresente, que vela por sua Palavra para cumpri-la.
Dentre os heróis da fé relatados na carta aos Hebreus no capítulo 11 está o Libertador Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo da escravidão do Egito e conduzi à terra prometida, a Nova Canaã. Nos versículo 24 ou 27 demostra os atos de Moisés pela fé.
1° Pela Fé Moisés recusou o conforto e prestigio.
“Recusou ser chamado filho da filha de Faraó.” (Hb 11.24 NVI)
Ser filho da filha de Faraó lhe trazia regalias, lhe trazia prestigio, lhe trazia segurança, conforto.
Pela fé tenhamos atitude de abrir mão daquilo que for necessário para continuamos servindo a Deus de forma fiel.
2° Pela Fé Moisés preferiu sofrer.
“Preferiu ser maltado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.” (Hb 11.25 NVI).
Ele poderia ter desfrutado dos prazeres do pecado, que sua posição como da família de Faraó poderia lhe proporcionar, mas os seus alvos e desejos eram diferentes. De fato quando ele negou a aceitar sua posição na corte ele preferiu ser maltratado junto com o povo de Deus.
Pela fé Moises preferiu sofrer a viver na idolatria do Egito, escolheu viver com Deus do que viver no pecado, escolheu ser perseguido com o Senhor do que ter a paz momentânea longe de Deus.
Pela fé também nos é necessário escolher vivemos com o Senhor, sair de onde o nome de Deus é blasfemado, abandonar praticas que afrontam a Deus. Mesmo se vier calunias, zombarias, perseguições, tenhamos a coragem de nos posicionar como servos do Senhor.
3° Pela Fé Moisés contemplava sua recompensa.
“Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.” (Hb 11.26 NVI).
Para Moisés a perseguição, as afrontas, os sofrimentos que vieram quando ele decidiu não aceitar sua posição na corte egípcia, mas está com o povo de Deus, era para ele uma riqueza, ele sabia que no sofrimento com o Senhor ele experimentaria e teria tesouros melhores e maiores que o Egito poderia lhe oferecer.
Moisés se identificou com o povo de Deus, experimentou esse estigma e a vergonha sofridos de forma mais intensa pelo Messias.
No somos o povo de Deus se preciso também passaremos por essas afrontas e perseguições sofridas pelo herói da fé, mas tendo a certeza que nada que o Egito possa nos oferecer, nada que o mundo possa nos oferecer é melhor e mais glorioso do que aquilo que o Senhor tem reservado para nós. Apesar de tudo que o cristão passa e passará, pela fé temos a certeza que valerá apena.
4° Pela Fé Moisés não temia, mas perseverava.
“Saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, por que via aquele que é invisível.” (Hb 11.27. NVI).
Pela fé precisamos contemplar o galardão, contemplar o que o Senhor tem reservado para nós, assim poderemos ter forças para enfrentar o que for preciso, enfrentar quem for preciso, por amor ao Senhor, sabendo que termos uma recompensa vinda do nosso Deus.
Pela fé como povo de Deus tenhamos a força de dizer não, para o que aos olhos do mundo é bom, mas desagrada o Senhor; dizer não para as alegrias momentâneas dessa terra, pois como filhos de Deus podemos vencer essas coisas através da Fé.
Apesar de tudo que o cristão passa e passará, pela fé temos a certeza que valerá apena, nenhum prazer ou sofrimento ou coisa alguma podem ser comparados com a glória.
–
- Autor: Romário Souza Martins. Formado em Administração de empresas e Médio em Teologia. Gosto de Leitura e Esportes. Atualmente Conselheiro Tutelar. Centro Souto Soares, Bahia.