Mulher cristã reformada

Tempo de leitura 3 minutos

Os cristãos reformados comemoram com exultação o mês de outubro como o mês da Reforma Protestante, quando cristãos iniciaram uma jornada de conhecimento bíblico que mudaria a história do cristianismo e consequentemente o modo de vida não mais baseado em confissões de pecados e penitências a clérigos, mas em vida transformada pelo entendimento das Escrituras e a graça de Deus.

Continuamos comemorando mais um ano de Reforma e as reformadoras continuam deixando um legado para a próxima geração de crentes seguirem crescendo no conhecimento de nosso Deus e Senhor através das Escrituras.

Foi preciso uma longa jornada que envolveu homens e mulheres, forjados pelo Espírito Santo, lutando pela verdade, cada um em seu contexto, propagando o Reino de Deus, para que tivéssemos hoje a liberdade de nos debruçarmos no estudo da Palavra de Deus.

Agora é sua vez

Se eu e você estamos hoje do lado da verdade, com certeza, é porque a Palavra de Deus chegou até nós, então somos a mulher no século XXI que vai fielmente ensinar a próxima geração que deve também ensinar e transmitir à próxima geração, e assim sucessivamente, aquilo que nosso bom Senhor Jesus Cristo nos tem ordenado, a sã doutrina.

Fico imaginando aquelas mulheres reformadoras com seus medos e suas dúvidas. As notícias se propagavam de boca em boca. Com certeza, até atravessarem as vilas e alcançarem outras cidades, as informações chegavam alteradas, por vezes distorcidas, outras vezes aumentadas. Enfim, era um desafio conhecer a verdade e muito mais desafiador informar a verdade à comunidade de crentes e reformar as doutrinas ensinadas na igreja.

Quem falava a verdade? Como conhecer a verdade? Quem detinha a autoridade sobre a verdade? A igreja? Os ministros da igreja? O papa? Mas enquanto as dúvidas surgiam, o Espírito Santo agia na mente e no coração de um monge, Martinho Lutero, que incansável em sua busca pela verdade estudava e esmiuçava as Escrituras e orava para a verdade ser revelada por Deus. A verdade foi pouco a pouco sendo revelada, proclamada, reivindicada.

Para conhecer a verdade revelada nas Escrituras houve um longo processo de trabalho junto às Escrituras. Foi preciso leitura, muita leitura. Foi preciso uma nova tradução, nova interpretação, muito estudo, muitas horas de trabalho e muita iluminação do Espírito Santo. Com muito esforço a verdade se levanta como sol ao meio-dia e a cristandade tem uma nova visão da vida nova em Cristo. 

Entre perseguições, mortes e injustiças a igreja recebe uma rajada fresca de sabedoria do alto. Assim como não puderam frustrar os planos de Deus para vencer a morte pelo sangue de seu Filho, a igreja proclama a verdade que não pôde ser aprisionada por um grupo de ministros, não pôde ser distorcida, a verdade avança e avança, como as torrentes do Neguebe, se infiltra nos vilarejos, chega ao campo, ao povo, que antes escravo de mentiras, agora estão libertos pela verdade. É uma grande alegria que inunda as nações até os confins da terra. Aqui estamos nós!

A Reforma chegou para dar vida, alegria e regozijo àqueles que tiveram os olhos desvendados. Somente a Deus a glória.

Seja você um elo dessa corrente de reformadoras que levam a verdade à próxima geração. Não tenha receio, quem garante a propagação de verdade é o Deus da providência. Comprometer-se com a verdade e em fazê-la seguir em frente; este é o encargo de todo crente. 

Avante, ovelha!

Para você seguir exultando na verdade, aqui temos alguns links para você se aprofundar no assunto e entender melhor a Reforma Protestante, aproveite!

Irmãs à obra

História da reforma protestante

O que a reforma nos deu

A Reforma e a educação

A primeira mulher escritora protestante

Aqui nós permanecemos | 31 heróis da Reforma

 

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.