Mulheres solteiras, viúvas ou separadas estão em busca de alívio para os dias solitários e para o desejo de se casarem. Elas querem compartilhar sua frustração e seus anseios pela vida que não têm, a vida de casada.
O casamento exerce um fascínio nas mulheres, um marido que cuide e proteja, filhos que preencham seus dias com alegria e amor. É quase uma promessa: solidão nunca mais! Mas não é bem assim depois da Queda. Há frustração e embaraço nos casamentos, mesmo nos casamentos cristãos. Mesmo assim, mulheres desejam se casar, desejam ser amadas e cuidadas, desejam amar e nutrir uma família.
Não espere pelo dia do casamento perfeito para começar a viver, não fique plantada aos pés do altar imaginário olhando para todos os rapazes ao seu redor pensando se será esse o homem que vai ganhar seu coração e compartilhar a vida com você.
Anime-se e alegre-se no Senhor em todo o tempo, até mesmo se não houver para você um casamento determinado por Deus.
Alguém morreu de amor por você, portanto agarre-se a ele e ame-o de todo o sua alma, de todo o seu entendimento, com todas as suas forças, porque ele não muda e você pode abrir seu coração e amá-lo todos os dias da sua vida, porque nada se compara ao amor de Cristo.
Uma vida de possibilidades perfeitas
Estar sozinha abre muitas possibilidades na comunhão e no serviço cristão, vou citar algumas que têm me abençoado pessoalmente e que tenho certeza que poderão abençoar também a sua vida.
Oportunidade constante de comunhão com irmãs que são sozinhas como eu, sozinhas no sentido civil, porque na verdade uma mulher cristã nunca está sozinha, mas me refiro aqui às mulheres sozinhas por estarem solteiras, separadas ou viúvas.
Essa condição de solteirice abre espaço para amizades mais intencionais, pela busca por conselhos e apoio mútuo. Alguém está sentindo hoje o que você pode já ter sentido ontem e o testemunho de sua caminhada com Deus nesses dias de afetos abatidos pode renovar o ânimo e a esperança de uma mulher desesperançada por estar sozinha. As amizades fraternas intencionais proporcionam vínculos verdadeiros e profundos entre mulheres sozinhas.
No entanto, não estou dizendo que mulheres casadas não podem ser intencionais em suas amizades, mas as solteiras têm mais disponibilidade de tempo e de afetos para se relacionarem com outras mulheres, já que as casadas estão mais comprometidas com seu casamento, marido, família e lar. Assim cada mulher desempenha o papel que Deus concedeu a cada uma com zelo e graça.
Mulheres com disponibilidades diferentes desempenham papéis diferentes no Corpo de Cristo e juntas completam a boa obra que o Senhor nos deixou, de sermos mestras do bem, andando juntas em amor e sabedoria.
O que a mulher sozinha faz com o tempo
Todas temos um dia de 24 horas, mas o tempo pode ser usado de várias formas, algumas são úteis para o Reino e outras, no entanto, são formas de fazer o tempo escoar pelo vão dos dedos. Mulheres sozinhas podem usar com graça o tempo para frutificarem para o Reino.
Enquanto mulheres casadas investem tempo no Reino cuidando da vida do marido e filhos, mulheres sozinhas investem tempo na vida com Cristo, na vida de outras mulheres, na vida de pessoas da família e na vida das crianças. Assim devemos todas usar o tempo para investir em vidas, almas eternas; umas investem nas pessoas de seu próprio lar, outras em pessoas de sua família espiritual, seja em encontros intencionais, pontuais, ou em encontros orgânicos que acontecem na vida de igreja.
Mulheres sozinhas têm mais disponibilidade de tempo para investir em estudos. Estudar a sã doutrina é útil para sua própria vida cristã, como para o ensino de outras mulheres ou crianças. O tempo que é investido na Palavra de Deus rende frutos doces de vidas piedosas.
Mulheres sozinhas podem testemunhar a sua alegria em Cristo
A mulher solteira pode ter o desejo de se relacionar com alguém com a finalidade de casar-se, mas enquanto esse desejo não é realizado ela pode desenvolver relacionamentos saudáveis e compartilhar sua alegria em Cristo. A solidão é um bom ponto de encontro com Cristo, esse relacionamento deve ser o principal investimento na vida de qualquer cristão e para a mulher solteira isso será significativo em sua vida para ter alegria no Espírito Santo e crescer no conhecimento do caráter de Deus.
Não desperdice sua solteirice sonhando tão intensamente com o casamento ao ponto de que isso te afaste do verdadeiro sentido da vida, Cristo.
Para se aprofundar mais neste assunto, recomendamos o livro Ainda não casei, de Marshall Segal, Editora Fiel