O propósito principal da Bíblia não é te ajudar

Crescendo em conhecimento
Tempo de leitura 3 minutos

O propósito principal da Bíblia não é te ajudar

De fato a Bíblia não é um livro para nos ajudar a viver melhor, ser mais feliz ou algo assim, ainda que ela possa e faça isso. A palavra de Deus é um livro sobre Ele, e revela em cada página quem Ele é. Do início ao fim, desde os livros da Lei, históricos, as profecias, proclamam Sua soberania, autoridade, poder, majestade, até os evangelhos e epístolas que evidenciam seu caráter na pessoa e obra de Cristo.

Talvez até saibamos de tudo isso, porém muitas vezes quando a lemos queremos encontrar ali um manual para nos ensinar a lidar com nossos problemas, e que nos de garantias de como viver uma vida plena. Assim como Moisés quando foi enviado sendo uma ferramenta para livrar o povo das mãos de Faraó, questionamos ao Senhor querendo uma resposta de quem somos nós, e o que devemos fazer.

“Moisés, porém, disse a Deus: ‘Quem sou eu para me apresentar ao faraó? Quem sou eu para tirar o povo de Israel do Egito?'” (Êxodo 3.11 – NVT); e mais “Moisés disse a Deus: ‘Se eu for aos israelitas e lhes disser: O Deus de seus antepassados me enviou a vocês, eles perguntarão: Qual é o nome dele?. O que devo dizer?'” (Êxodo 3.13). Porém Deus o responde “‘Eu Sou o que Sou. Diga ao povo de Israel: Eu Sou me enviou a vocês'”. (Êxodo 3.14).

Da mesma maneira a Bíblia é nossa sarça ardente, e a todo momento pedimos que ela fale acerca de nós mesmos, mas em todo o tempo ela nos fala a respeito do grande Deus. Imaginamos que se ela nos der uma direção nossas inseguranças e dúvidas desapareceriam, mas esses sentimentos jamais podem ser banidos pelo conhecimento de quem nós somos, mas sim quando conhecemos o “Eu sou”. Ou seja devemos ler e estudar as escrituras com nossos ouvidos treinados para ouvir a declaração que Deus faz de si mesmo.

Isso significa que a Bíblia não tem nada a dizer sobre quem nós somos? De modo nenhum, a questão esta na ordem de nossa busca. Ela fala sobre quem somos e o que devemos fazer mas através das lentes de quem é Deus. O conhecimento d’Ele e o conhecimento do eu sempre andam de mãos dadas. Não existe um conhecimento de nós mesmos desvinculado do conhecimento daquele que nos criou. Ele é o único ponto de referência confiável. Portanto, quando leio que Deus é paciente, percebo o quando sou impaciente. Quando vejo que ele é tardio em se irar percebo o quanto tão logo fico irada(o). Perceber quem Ele é me revela quem eu sou diante da verdadeira luz.

“Uma visão de um Deus elevado e exaltado revela o meu pecado e aumenta o meu amor por ele. Tristeza e amor levam ao arrependimento genuíno, e eu começo a me conformar à imagem daquele que contemplo” (Jen Wilkin).

Esse pensamento fica ainda mais claro quando lemos que as sagradas Escrituras, podem fazer-nos sábios para a nossa salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. E que toda Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (Ler 2 Timóteo 3. 14-17).

Assim somos sábios quando pela fé (a qual vem pelo ouvir a Palavra de Deus – Ler Romanos 10.17), aprendemos sobre Aquele que nos fornece todo ensino, correção, instrução para viver de acordo com seu caráter santo e perfeito.


REFERÊNCIAS

WILKIN, Jen. Mulheres da palavra: como estudar a bíblia com nossa mente e coração. 2ª edição. Editora Fiel, (30 abril 2021).