Remédio contra a murmuração

Homem, velho, copo, água, remédio
Tempo de leitura 4 minutos

Remédio contra a murmuração

O texto de Número 21.6 ao 9 nos diz que:

Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava. ARA

A partir destes versículos, podemos observar a atitude do povo ante o juízo de Deus. A partir desses versículos nós constatamos três remédios contra a murmuração.

O primeiro remédio é o:

Arrependimento

O texto segue dizendo: “Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o Senhor e contra ti” Números 21.7a.

Veja que o povo reconhece o seu pecado. Eles reconhecem que pecaram diretamente contra Deus. Não somente contra Deus, mas também contra Moisés. Eles reconhecem a sua culpa e humildemente recorreram à misericórdia de Deus.

O Segundo remédio é a:

Oração

O texto segue dizendo: “ora ao Senhor que tire de nós as serpentes” Números 21.7b.

Veja que pela influência do terror que lhes sobreveio, eles imploraram o favor do mesmo Deus que eles se levantaram com altivez. Agora eles imploram a intercessão do mesmo Moisés que eles desprezaram.

Observem que naquele momento eles se consideravam indignos de falar com Deus. Por causa da soberba, por causa da altivez e da arrogância, eles sentem vergonha de ir até Deus em oração. E por isso agora eles pedem para que Moisés ore ao Senhor.

O texto avança dizendo: “Então, Moisés orou pelo povo”.

Moisés foi chamado para ser um intercessor. E é isso que Moisés faz. Ele ora ao Senhor pelo povo. Moisés, pela sua experiência, sabia que a única maneira de apaziguar aquela praga, de fato, era através da oração.

O terceiro remédio é a:

O texto segue dizendo: “Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava” Números 21.8,9.

À primeira vista não faz muito sentido a forma como Deus escolheu para cessar aquele mal que sobreveio sobre o povo. Entretanto, comentando esta passagem, o pastor João Calvino faz uma observação importante. Ele diz que “se as serpentes tivessem sido removidas imediatamente, eles teriam considerado que foi uma ocorrência acidental e que o mal havia desaparecido por meios naturais”.

João Calvino segue dizendo: “Se, no auxílio oferecido, qualquer coisa tivesse sido aplicada, tendo afinidade com remédios adequados e devidos, então também o poder e a bondade de Deus teriam sido jogados na sombra”.

Calvino conclui dizendo que: “A fim, portanto, que eles pudessem perceber a si mesmos como resgatados da morte pela mera graça de Deus, um modo de preservação foi escolhido tão discordante com a razão humana”.

Em outras palavras, Calvino está dizendo que foi necessário este meio ilógico, que foge a razão humana, para que o povo percebesse a ação do poder de Deus no meio deles e para que a fé do povo fosse testada.

Observem que o remédio contra a murmuração é a fé. A fé é algo que foge a lógica e a razão humana.

Conclusão

Temos aqui, portanto, três remédios contra a murmuração.

Em primeiro lugar, o Senhor nos chama ao arrependimento. Abandonemos toda altivez, toda soberba, justificativas, rebelião, todo fruto de ingratidão que há em nosso coração. Sejamos gratos a Deus pelo que Ele tem feito. Seja grato pelo muito que você possui. Seja grato pelo pouco que você tem. Se você não tem sido uma pessoa grata e apenas tem murmurado, o Senhor te chama ao arrependimento.

Em segundo lugar, o Senhor nos chama para ter um espírito de gratidão por meio da oração. A oração é uma forma de agradecer ao Senhor pelas muitas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós. Como também é um meio de levar as nossas queixas, as nossas angústias, aflições e temores diante d’Ele.

Por vezes nós apenas murmuramos por murmurar, expomos as nossas adversidades, os nossos problemas nas redes sociais, mas não levamos diante de Deus por meio das orações. E caso você tenha se sentido fraco, desanimado, para orar, peça ajuda a alguém para te ajudar em oração, mas não murmure, não resmungue, não reclame simplesmente por reclamar.

A murmuração tem consequências. Você já percebeu que pessoas que só murmuram, que são queixosas, que encontram dificuldades em tudo, parece que a vida dela e nada do que ela faz vai para frente? Talvez ela não morra fisicamente, mas moralmente, espiritualmente parece uma pessoa morta.

A Palavra de Deus nos aconselha em Colossenses 4.2: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças”. Bem como Filipenses 4.6,7 nos diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” ARA.

Em terceiro lugar, o remédio para a murmuração é a fé. Hoje não precisamos olhar para a serpente feita de bronze. Hoje nós olhamos para Cristo. Em João 3.14,15 nos diz: “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”ARA.

Meus irmãos, se de fato olharmos para Cristo com fé, para a obra que Deus realizou por meio do seu Filho, seremos pessoas mais agradecidas. Seremos pessoas menos emburradas, queixosas, blasfemadoras, ingratas. Se eu e você olharmos para o que Deus realizou, ou seja, para a nossa salvação por meio de Cristo, seremos pessoas mais agradecidas. É assim que deveria ser.

Os motivos que temos para sermos pessoas mais agradecidos a Deus são muito maiores do que os motivos que temos para murmurar.

Portanto, quer ser uma pessoa mais agradecida? Quer ser curada da murmuração? Assim como o povo olhou para a serpente de bronze no deserto, olhe para a cruz de Cristo. E isso requer de nós a fé. Deus abençoe o seu povo. Amém!