Ouça este conteúdo
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Confie em Deus
Leia em sua Bíblia Gênesis 32:22-32.
Jacó o enganador. Depois de enganar seu pai e seu irmão Esaú, Jacó foge para Padã-Arã e depois de um tempo se casa com Lia e Raquel. E no decorrer da história, pela mão poderosa do Senhor, Jacó enriquece na terra de seu sogro.
Todavia, Jacó percebe que o rosto de Labão, seu sogro, já não era mais o mesmo. O Senhor, então, orienta Jacó dizendo que ele deveria retornar para a terra de seus pais.
Deus guia Jacó. Jacó prontamente ouve a voz do Senhor e se prepara para retornar para a sua terra natal. Nesse interim, podemos observar algumas experiências de Jacó com Deus.
O capítulo 32 registra várias experiências cruciais na vida de Jacó. E nessas experiências de Jacó com Deus, em especial no capítulo 32:22-32 podemos aprender algumas lições.
Não confie em sua sagacidade (vv 22-28):
Uma estratégia sagaz. Jacó prepara uma estratégia para seu possível encontro com seu irmão Esaú. Ele separa suas duas mulheres, seus filhos e seus bens. Ele fez com que tudo passasse adiante de si e então ficou só.
Lutando com as próprias forças. E neste momento, quando ele estava só, um anjo do Senhor veio ao seu encontro. E Jacó se apressa em lutar com este anjo para receber a sua benção. Jacó, mais uma vez, confia na força de seus braços. Mas como podemos observar, Jacó saiu desta luta mancando.
Confiamos em nós mesmos. Muitas vezes, queremos resolver os nossos problemas na força de nossos braços, com a nossa sagacidade, sabedoria e conhecimento. Não queremos descansar na providência de Deus. Achamos que podemos dar uma “ajudinha” para Deus.
E como veremos na segunda lição:
O Senhor tem o controle da história (vv 29-32):
Deus já havia preparado o livramento. A benção que Jacó recebeu do anjo do Senhor, é uma consequência daquilo que o Senhor já havia preparado para a sua vida. Em seu plano, o Senhor já havia preparado um escape.
Não pense que foi simplesmente uma consequência da luta de Jacó com o anjo. A luta de Jacó com o anjo, só revelou quem este era, um homem que vivia na força do seu braço.
Vi Deus face a face e a minha vida foi salva. A possível benção que Jacó desejava receber do Senhor era o livramento das mãos do seu irmão Esaú. Vimos que Jacó obedecendo a voz do Senhor se dirige para a sua terra natal. Mas sabia que poderia ter de enfrentar a fúria do seu irmão que já havia prometido vingança.
Será que o Senhor quando ordenou que Jacó retornasse para a terra natal de sues pais, não sabia da desavença com seu irmão Esaú? Será que o Senhor ao fazer este pedido estava enviando seu servo Jacó para a morte?
Absolutamente o Senhor, quando ordenou que seu servo Jacó retornasse para a terra natal de seus pais, já havia preparado o livramento para a sua vida.
E foi o que de fato aconteceu. Ao encontrar com seu irmão, sua estratégia não valeu de nada, porque o seu irmão, que antes estava ardendo em fúria e ódio, estava disposto a recebe-lo de braços abertos (Gn 33), independente do presente que Jacó enviara!
Você tem confiado na providência de Deus ou tem tentado lutar na força de seus próprios braços? Entenda que Peniel não é lugar de lutar mas sim de confiar em Deus. Confie, o Senhor tem o controle de tudo. Ele é o Senhor da história!