Deus fala conosco por meio das Escrituras

homem lendo um livro de capa preta
Tempo de leitura 2 minutos

Deus fala conosco por meio das Escrituras

Muitos se enganam ao pensar que Deus não fala mais com a sua criação.

Alguns chegam a dizer que Deus criou o universo e tudo o que existe, mas deixou tudo à mercê da sua própria sorte. Ou seja, Deus abandonou o mundo e a sua criação. E sendo assim, é impossível ao homem ter algum tipo de contato com o seu Criador.

Mas a Bíblia vai dizer em Hebreus capítulo 1 versículos 1 e 2 o seguinte:

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo (ARA)[1]

O escritor da carta fala sobre a filiação Unigênita de Cristo e sobre a sua superioridade em relação aos pais e aos profetas.

O autor deixa bem claro a respeito desta superioridade quando ele diz que por meio de quem Deus fala, ou seja, por meio de Cristo, este foi constituído “herdeiro de todas as coisas”, e não apenas isso, mas também por meio de quem Ele “fez o universo”.

Portanto, para o escritor da carta, os profetas foram simples homens a quem Deus falou, e falou de muitas formas e muitas maneiras, porém, nestes últimos tempos, Ele tem falado conosco por meio de Cristo que é a Palavra final.

Cristo de fato é superior aos pais e aos profetas. Pois foi por meio de Cristo que Deus revelou a sua vontade outrora oculta no Antigo Testamento. A Confissão de fé de Westminster no capítulo 1 sessão 1 diz:

Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência manifestam de tal modo a bondade, a sabedoria e o poder de Deus que os homens ficam inescusáveis. Todavia não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e de sua vontade, necessário à salvação. Por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da vontade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isso torna Escritura Sagrada indispensável, tendo cessado aqueles antigos modos de Deus revelar a sua vontade ai seu povo. [2]

Hoje Deus não nos dá inspirações ou revelações como aos profetas do Antigo Testamento. Ele ilumina as nossas mentes por meio do Espírito Santo para que possamos chegar ao pleno conhecimento de que Cristo é o seu Filho Unigênito.

E é por meio das Escrituras que Deus fala com a sua Igreja. Ele não nos abandonou. Se desejamos ouvir a voz de Deus, devemos ler, meditar e aprender das Escrituras sagradas.

Creia que Deus tem falado conosco, com a sua Igreja nesses últimos dias por meio de Cristo e do Cristo revelado nas Escrituras. Ele é a perfeita mensagem de Deus para nós e para o mundo. Amém!


Notas: 

1 – Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2ª ed. SP: SBB, 2011. 

2- CFW. Da Escritura Sagrada, ed. Cultura Cristã, 2019, p.13