Uma promessa de Deus

Tempo de leitura 5 minutos

Atos 27:24 “Uma Promessa de Deus”

O Narrador nesse capitulo mais uma vez usa a primeira pessoa do plural, para indicar a sua própria presença na viagem e ele narra a história de Paulo que estava como prisioneiro indo para Roma. Mas Paulo com sua experiência fala com centurião que a viagem seria perigosa devido ao vento contrario, mas o centurião não escuta Paulo e continua a vigem. Então vem a tempestade e o um vento forte arrastando o navio para fora da direção ficando à deriva, começaram lança fora tudo que tinha no barco com medo do barco encalhar. Devido toda essa peleja eles perderam a esperança de salvamento.

Nesse momento Paulo se levanta fala que eles deveriam ter ouvido seu conselho, mas agora manda que eles tenham coragem, pois nenhum morrerá mesmo o navio sendo destruído. Então Paulo fala para eles à promessa que Deus tinha feito.

E promessa foi para ele não ter medo, pois ele iria comparecer diante de César em Roma; que Deus por sua graça, deu-lhe a vida de todos os que estão navegando com ele. Por isso ninguém iria perecer ali.

Foi feita uma promessa a Paulo, mas desafios vieram e ele confiou, tomou decisões, passou por situações difíceis , até que a promessa se cumpriu.

Nós também temos promessas de Deus e assim como Paulo não estamos livres de situações difíceis.

Mas podemos observar e aprender no decorrer do livro dos ATOS DOS APÓSTOLOS capitulo 28 as decisões que Paulo tomou para sobreviver. Crendo que o Senhor cumpre suas promessas.

1. SAIA DO BARCO

“Então ordenou que os que aos que sabiam nadar que se lançassem primeiro ao mar em direção a terra. Os outros teriam que salvar-se em tabuas ou pedaços do navio.” (Atos 27.43-44. NVI).

O barco estava sem direção e acabou ficando preso na areia, com a força das águas contra ele era certeza que iria se quebrar e acabar afundando, mas para poupar a vida de Paulo centurião deu a ordem para que cada um se salvar-se.

E os que estavam no banco vendo a situação, sabendo que se ficasse ali iriam morrer, cada um procurou um jeito de fugir, de salvar sua vida alcançando terra firme.

Assim somos nós que determinados momentos estamos em “barcos” que estão sem rumo, prestes a afundar. Que pode ser, amizades, relacionamentos, pensamentos, pecados e se continuamos presos neles vamos acabar afundando juntos, vamos acabar morrendo, seja espiritualmente; seja emocionalmente e até fisicamente. Então fuja o quanto antes disso, mesmo que venha o medo, mas confie. Abandone essa situação, busque terra firme, busque o Senhor, crendo que Deus nos fez uma promessa.

2. ACENDA UMA FOGUEIRA

“Fizeram uma fogueira e receberam bem todos nós” (Atos 28.2. NVI).

Depois que saíram do barco e chegaram à terra firme, chegaram à Ilha de Malta, e os habitantes da ilha lhe trataram com bondade com eles e fizeram uma fogueira recebendo bem a todos.

Estava chovendo e frio, então fizeram a fogueira para aquecerem.

Nós sabemos que segundo a palavra um dos símbolos do Espirito santo é o fogo. O texto está falando nós nos enchermos do Espirito Santo. Acender uma fogueira em nosso coração, em nossa vida. O fogo espanta o frio; afasta-se de quem não tem o fogo do Espirito Santo, quem não quer essa presença, se afaste de quem não tem compromisso e temor pelo o Senhor. O fogo espanta as ameaças; O nosso inimigo tem medo do cristão cheio do Espirito Santo.

O cristão cheio do Espirito Santo é a luz do mundo, o sal da terra, uma cidade iluminada que se destaca. Busque o ser cheio do Espirito santo, pois Deus tem promessas para você.

3. BUSQUE PARA SER CHEIO

“E Paulo ajuntou um monte de gravetos” (Atos 28.3. NVI).

Paulo saiu e ajuntou um monte de gravetos para por na fogueira e não deixar o fogo apagar.

Paulo foi saiu de onde estava e foi procurar e ajuntar os gravetos. Isso mostra a determinação, o esforço para manter a fogueira acessa.

O cristão mesmo tendo promessa de Deus, cheio do Espirito Santo, requer esforço e determinação para a fogueira permanecer acessa, para está cheio do Espirito Santo. E esse esforço é oração, leitura diária da bíblia, jejum, está em comunhão com os irmãos, para que a fogueira não se apague. As chuvas e o frio são fortes, então precisamos está sempre buscando e colocando os gravetos na fogueira.

4. SE FOR PICADO

“Uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se a mão dele” (Atos 28.4. NVI).

Ao ajuntar os gravetos uma víbora para fugir do calor do fogo picou Paulo e se prendeu na mão dele. A víbora tem medo do fogo, picou e ficou grudada na mão de Paulo.

A víbora inimiga do cristão tem medo do fogo do Espirito Santo, do homem da mulher cheia do Espirito Santo. Mas ela é astuta, fica escondida esperando para atacar e picar.

Infelizmente em algum momento o crente é picado por essa víbora, é picado pelo pecado e fica prenso em sua vida, incomodando, machucando.

Mas podemos observar nos versículos seguintes o que acontece quando o crente é picado, mas tem a presença do Senhor.

5. ESPERAVAM SUA MORTE

“Mas Paulo, sacudiu a cobra no fogo, não sofreu mal nenhum. Eles, porem, esperavam que ele começasse a inchar ou que caísse morto de repente, mas tendo esperado muito tempo e vendo que nada de estranho lhe sucedia, mudaram de ideia e passaram a dizer que ele era um deus.” (Atos 28. 5,6. NVI).

O Moradores da ilha primeiro falaram que Paulo era amaldiçoado pois saiu de um naufrágio e iria morrer picado por cobra, ficaram observando esperando ele morrer, mas viram que nada disse aconteceu então falaram que ele era um deus.

O cristão infelizmente enquanto estiver aqui nesse mundo é picado pela víbora, picado pelo pecado e muitos assim como os habitantes da ilha ficavam acusando Paulo esperando ele morrer, assim acontecem hoje, muitos quando o cristão peca tem aqueles que acusam, sem ajudar, mas esperando aquele cair morto.

Mas como foi com Paulo, é com você que foi picado pela víbora, pecou. Mas teu Deus não lhe deixará morrer, o pecado não vai resistir vai soltar e você vai continuar de pé, para glória de Deus.

6. ABENÇOANDO E SENDO ABENÇOADO

“Paulo entrou para vê-lo e depois de orar, impôs-lhe as mãos e o curou. Tendo acontecido isso, os outros doentes da ilha vieram e foram curados. Eles nos prestaram muitas honras.”

Depois acusarem Paulo e esperarem sua morte, que não ocorreu, Paulo foi convidado para ir à casa do líder da ilha, lá ficou hospedado por três dias, o pai desse líder estava doente e Paulo orou por ele que foi curado e orou por outros doentes, como forma de gratidão eles presentearam Paulo.

Paulo que já tinha passado por muito sofrimento até aquele momento foi guardado por Deus e abençoou aquele povo orando por eles e em retribuição também foi abençoado com presentes e mantimentos para a continuação da viagem.

O cristão que tem promessa do Senhor, mas mesmo assim sofre, padece, tem lagrimas. Mas tudo isso, toda essa experiência serve para abençoar outros, mostrando o que Deus faz com o seus, que ELE guarda e está sempre pronto para socorrer, que Deus está com o seus e seu nome é glorificado.

7. A PROMESSA FOI CUMPRIDA

“Quando chegamos a Roma” (Atos 28.16. NVI).

No capitulo 27 versículo 24, Paulo fala da promessa que lhe foi feita; Para ele não ter medo, que ele iria comparecer perante César.

Mas Paulo com essa promessa vai como prisioneiro, tem naufrágio, chega à ilha e é picado por uma víbora, sobrevive e ora pela cura de outros. Tinha a garantia de Deus que ele estaria perante César, mas isso não tirou os desafios. E capitulo 28 versículos 16 ele chega ao destino inicial, chega a Roma. Deus que falou que guardaria sua vida e mesmo com tempestade, frio, cobras. Deus a guardou.

Nosso senhor cumpre suas promessas. Na sua bíblia ele promete ser nosso ajudador, nossa força, nossa cura, nossa esperança e mesmo com as dores que passamos no processo ele tem cumprido, pois não nos deixa perecer. Creia nas promessas do Senhor, ELE não é homem, para que minta.

E ainda aguardamos uma promessa que nos foi feita no inicio, que o Salvador viria nos buscar e como as outras foram e estão sendo cumprida essa também será. Cremos e esperamos na Promessa que o Senhor virá nos Buscar.