![]() |
Imagem: Mãos estendidas. Foto da Internet. |
Qual é o propósito da fé?
Mas veja o que o escritor da carta aos Hebreus disse sobre a fé:
Ora, a fé é a certeza de coisas que esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Hebreus 11:1,2 – ARA
Este versículo não constitui simplesmente uma definição da fé, mas a descrição do que a fé pode fazer, ou seja, o seu objetivo. E neste sentido, a primeira observação que podemos fazer neste texto é que a fé além da sua definição, ela tem um propósito definido.
O texto nos mostra que grandes homens do passado mantiveram a sua fé inabalável diante de Deus e foram reconhecidos por Ele por causa da sua fé.
Vejamos, portanto, algumas implicações sobre a fé de acordo com este texto para as nossas vidas.
1. A fé é a certeza que vence o mundo:
O pré-requisito básico para uma vida cristã é a fé. Não há o que se discutir quanto a isso. E esta fé traz comunhão com Deus e consequentemente a salvação. A fé é a certeza daquilo o que não vemos, porém, acreditamos. Pois de fato:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aqueles que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6 – ARA
Enquanto alguns mantém a sua confiança nas coisas deste mundo, devemos declarar como o salmista Davi:
Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé. Salmos 20:7,8 – ARA
Para vencermos o mundo com as suas tentações, incertezas, idolatrias, luxuosidades, preocupações, anseios, angústias, guerras, doenças e toda sorte de males, é necessário termos confiança exclusivamente em Deus. Pois como a Escritura nos aponta “esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” [1]
2. A fé traz convicção das coisas que não vemos:
Você sabe o que é ter convicção? Convicção é a plena certeza de um fato mesmo sem ver. E a fé baseada na Palavra de Deus traz convicção de fatos do que Deus fez no passado, está fazendo no presente e fará no futuro, mesmo sem ver. Muitas vezes, nós não vemos, no entanto mantemos a certeza do seu poder que é capaz de fazer além do que a imaginação humana pode conceber.
Como exemplo, o autor desta carta, nos mostra que pela fé “entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus” [2]. Veja que, ele declara que não viu o universo sendo criado, mas pela fé, diz ele, entendemos que foi Deus quem criou todas as coisas pela sua palavra, “de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” [3].
Muitas vezes, e de muitas maneiras, nós colocamos a nossa confiança em coisas supérfluas desta vida. Por vezes, colocamos a nossa fé em um time de futebol, em um partido político, na ciência, apostas de jogos lotéricos. Existem aqueles que acreditam em obras de bruxaria, acreditam em horóscopo, nos astros e zoroastros, etc. Por vezes, gastamos a nossa energia com aquilo que é superficial, terreno e temporário.
Mas será que estamos convictos da promessa de Deus? Se o Senhor fizesse um raio x em seu coração neste exato momento, encontraria fé? Encontraria convicção e certeza nas promessas que Ele fez, ou seja, na sua Palavra?
Em suma, devemos abandonar o pecado, os embaraços desta vida, correr com perseverança e contemplar o autor e consumador da nossa fé. Pois lembre-se que foi pela fé que “os antigos obtiveram bom testemunho” [4] diante de Deus.
________________________________________________________
- Autor: John Hebert dos Santos Fidelis. Casado, pai de três filhos. Bacharel em teologia. Membro da IPB em Pinheiral. Rio de Janeiro, Brasil.