Os efeitos da pandemia no campo missionário

Tempo de leitura 3 minutos

Os efeitos da pandemia no campo missionário

O Projeto Pequeninos é uma ação social iniciada em 2018 para auxiliar crianças e famílias da comunidade do Morro do Carvão, RJ. O Projeto oferece aulas de reforço escolar para crianças de 5 a 13 anos, além de atuar em toda a comunidade com a distribuição de cestas básicas e doações.

Em entrevista, Daniele Arifa, jovem de 23 anos e missionária líder do Projeto, relata as duras realidades que as famílias vem enfrentando e os impactos causados pela pandemia à comunidade. Daniele vem tocando o projeto desde o falecimento de sua mãe, missionária Eberni, em decorrência da COVID-19.

A pandemia desencadeou uma série de desafios para os voluntários atuantes: questão financeira decadente, reestruturação para novas formas de assistência e entre todos desafios, possivelmente, o maior deles é manter o projeto de forma indireta uma vez que as atividades não podem ser realizadas normalmente devido às medidas de segurança e prevenção contra a COVID.

O projeto é sustentado financeiramente por mantenedores fixos, como a Igreja Presbiteriana de Susano, a Igreja Presbiteriana de Osasco , a 1° Igreja Presbiteriana em Indaiatuba e a Igreja Presbiteriana do Jardim Apurá, entre outros colaboradores. Entretanto, a alta demanda de doações e diminuição de verba arrecadada devido à atual crise econômica têm causado preocupação para quem está na linha de frente do projeto pois devido a todas essas questões as atividades tiveram que ser interrompidas por 6 meses em 2020.

A fome, falta de saúde, aumento do tráfico de drogas e o desemprego são realidades que as famílias vem enfrentando cada vez mais desde o início da pandemia.

A missionária também destacou a mudança no comportamento das crianças. Segundo ela, crianças a procuram questionando quando o projeto voltará ao normal.

As crianças estão desesperadas, elas ficam tristes por não aprenderem ler, não terem a escola… tem crianças que as vezes não querem nem ficar em casa, querem ir para escola, querem ir para igreja, querem vir aqui para minha casa, porque não se sentem à vontade em casa, não se sentem seguras. – Daniele Arifa

Entre todas as necessidades atuais do projeto, as principais delas são achar voluntários para atuar no projeto e arrecadação de verba para manutenção das atividades.