Passado, presente e futuro

Tempo de leitura 5 minutos

Passado, presente e futuro (Salmo 126.1-3)

Aqui estão os três tempos em que uma ação pode ocorrer: passado, presente e futuro. Especialistas dizem que a atitude das pessoas em relação ao passado, ao presente e ao futuro, afeta a saúde e a qualidade de vida. Algumas pessoas vivem focadas no passado, outras só no presente e a maioria, pouco se importa com o futuro. Como você lida com estes três tempos?

Sabe, este Salmo mostra que o passado deve ser visto com gratidão, o presente deve ser visto com súplica e o futuro com esperança. Vamos conferir?

O Salmo 126 nos ajuda nesse exercício. Está escrito:

Quando o SENHOR Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando. Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: “O SENHOR fez grandes coisas por eles!” De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.

Em primeiro lugar:

1. OLHE PARA O PASSADO COM GRATIDÃO

Este Salmo conta que após setenta anos de escravidão na Babilônia, o povo de Israel voltou para a sua terra, voltou para Jerusalém. Então, eles tinham a sua terra, mas foram tirados de lá e por 70 anos viveram cativos, como escravos na mão do inimigo. Mas foram libertos! E essa libertação produziu uma euforia, uma felicidade que o povo nunca havia sentido antes. Lemos que eles disseram: “parecia que estávamos sonhando. Como rimos e cantamos de alegria!”

Foi uma felicidade geral. E todas as nações tiveram um impacto com essa ação de Deus na vida deles, porque se dizia entre as nações:

“O SENHOR fez grandes coisas por eles!”

Está vendo: quando você olhar para o passado, note aquilo que Deus fez a você também!

Muitas pessoas são tristes, depressivas, porque elas só olham o cativeiro, a escravidão, a dor que sentiram, os sofrimentos que tiveram, o abandono que sofreram, as críticas que ouviram.

Mas, irmão, você deve olhar para o que Deus fez. E Deus só faz coisas boas! Se hoje, você está salvo, se está na presença de Deus e Jesus está na sua vida, isso significa que Deus te tirou da escravidão para a liberdade, Deus te tirou das trevas para a luz, Deus te tirou da morte para a vida. Foque nisto o seu olhar! Hoje, você pertence à família de Deus, é herdeiro de Deus e, em Cristo, está assentado nas regiões celestiais, acima de todo principado e potestade.

Aleluia! Há um cântico de alegria para os seus lábios, uma festa para a sua alma. Então, quando você olhar para o passado, olhe com gratidão!

“Ah! Mas tudo isso aí, eu não tenho experimentado, não! Eu não sei o que é alegria, eu não sei o que é paz interior, eu não sei o que é festa”.

Mas, ainda assim, olha o passado com gratidão: porque se você viveu em situações difíceis, se viveu no erro, na humilhação, contudo, você está aqui agora, nessa hora, e é porque Deus guardou você. Você ainda não morreu. Então, a oportunidade da sua vitória não passou!

Portanto, olhe o passado com gratidão.

Em segundo lugar:

2. OLHE PARA O PRESENTE COM SÚPLICA

Lemos no verso 4 que está escrito: “Ó SENHOR, faze com que prosperemos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios”.

O salmista voltou os olhos do passado para o presente e percebeu uma coisa: que as vitórias de ontem não servem para manter de pé no hoje.

O salmista que estava feliz da vida com a sua libertação do cativeiro, agora, ao olhar para o presente, para a realidade atual, ele clamou: “Ó SENHOR, faze com que prosperemos de novo”. Ele clamou “Restaura, Senhor, a nossa sorte”.

Porque a vitória gloriosa do passado, não era suficiente para garantir um presente vitorioso. E tem gente que fica focado nas lembranças do passado, achando que a vitória de hoje está garantida… Não é assim.

Irmão, se teve um dia que você se sentiu cheio do Espírito Santo e foi corajoso, e andava com Deus e foi vencedor… quero te dizer: todo o dia é dia de ser cheio do Espírito Santo. Todo dia é dia de você andar com Deus.

Você não pode viver do passado nem morar na saudade: “Ah! bom era aquele tempo… bom era quando eu tinha isso, tinha aquilo… bom era estar naquela casa”.

Irmão, o passado passou. Hoje, continue a depender de Deus. Até porque, vão haver novos desafios, novas lutas! Mas Deus pode fazer prosperar de novo, Deus pode restaurar a sorte. Amém? Então, aprenda isso: os problemas de hoje não são o fim da linha. Toda crise são oportunidades de crescimento. Amém?

Então, como você deve olhar o presente? Com súplica. Olhar dizendo: “Senhor restaura a minha sorte… me faz prosperar de novo!”

Tem gente que olha e diz: “Ah! Não tem mais jeito, acabou de vez… eu nunca vou ser feliz de verdade, eu nunca que vou conseguir!” Que isso! Olhe para o hoje com súplica, com oração!

Irmão, o salmista fala aqui do leito seco do rio. Essa é a paisagem mais feia que existe: um rio seco, chão esturricado, carcaças de peixe, nenhuma plantação. É feio isso.

E talvez, hoje, a vida esteja sendo assim para você, seca… Mas, ao invés disso te levar ao desespero, deixe que te leve à súplica, deixe que te leve à oração.

Porque assim como o Pantanal pode estar seco numa hora e transbordante em outra, Deus também pode restaurar a sua sorte… Deus pode fazer a sua alma florescer, Deus pode encher de vida os seus dias!

Portanto, peça a Deus hoje: “Senhor, restaure a minha sorte, muda a minha vida”, porque o presente deve ser visto com súplica.

Por fim…

3- OLHE PARA O FUTURO COM ESPERANÇA

Após você olhar para o passado com gratidão e para o presente com súplica, o salmista ensina, que o futuro deve ser visto com esperança.

Observe que o salmista diz: “Que aqueles que semeiam chorando (isto é coisa do presente) façam a colheita (futuro) com alegria!” Quem semeia, semeia para colher no futuro. E essa ação de semear é um trabalho que se faz, exige sacrifício, porque semear não é jogar a semente no chão… Além do semeador, ter de sair para fazer isso, ele precisa preparar a terra, cavar, regar… é com lágrimas, muitas vezes.

Mas olha isso: “Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita”.

Se a semeadura é regada de lágrimas, a colheita é feita com alegria e a recompensa de colher é maior do que o sacrifício de semear. Tem gente que acha difícil fazer qualquer coisa. Não consegue arrumar uma cadeira, de apanhar um papel no chão… Quantos querem, por exemplo, uma condição física melhor, uma saúde melhor… mas não fazem nada para melhorar… não semeiam nada para isso. Trazendo isso para a relação com Deus: quantos que querem mais fé, mais sabedoria, mais acertos do que erros? Mas, nada semeiam, porque dá trabalho.

Querem ter a fé muito firme, a maior de todas, mas não querem estar na Escola Bíblica… Ora, se você afrouxar os braços e não se esforçar, você não vai conseguir nada!

Então, irmão, é hora de trabalhar com afinco e trabalhar com empenho. E você não tem muito tempo! Do presente para o futuro, não dura muito. E sabe, Deus nos considera seus cooperadores. Está em 1Co 3.9: “somos cooperadores de Deus”… companheiros de trabalho na obra que Deus está fazendo. Portanto, para ter um resultado que recompense o sacrifício, o esforço, irmão, trabalhe, lance a semente, porque Deus dará o crescimento!

 

CONCLUSÃO

Portanto, olhe para o futuro com esperança. Todos os dias, diga assim: “eu vou me empenhar, eu vou trabalhar, vou semear e voltarei cantando e cheio de alegria”. Aleluia!

O passado, olhe com gratidão. O presente, olhe com súplica. Mas o futuro, olhe com esperança. Que o Senhor te abençoe.