Toda a terra será redimida

Grama verde, árvore e céu azul com a luz do sol.
Tempo de leitura 4 minutos

Toda a terra será redimida

Os cruzados

Um erro do passado foram as Cruzadas realizada pela igreja de Roma. As Cruzadas foram uma série de campanhas militares lançadas pelos cristãos europeus entre o final do século XI e o final do século XIII. Seu objetivo principal era recuperar a Terra Santa, especialmente a cidade de Jerusalém, das mãos dos muçulmanos, que a controlavam desde o século VII.

Embora as Cruzadas tenham tido algum sucesso em alcançar seus objetivos iniciais, a maioria delas terminou em fracasso.

Ativistas ambientais

Outro erro, atual e global, são os ativistas ambientais. Provavelmente você, caro leitor, já viu algum movimento ou alarde nas mídias sociais, internet, televisão ou até mesmo na escola, ou nas universidades sobre os perigos da mudança climática. Os ativistas ambientais alertam sobre a necessidade de se preservar a terra, pois a mesma, se encontra em uma situação degradante.

Dizem eles que em poucos anos, tudo estará acabado. Sendo assim, eles militam contra a poluição, emissão de gazes na atmosfera, desmatamento, poluição dos mares e rios. Enfim, esse grupo de ativistas ambientais dizem lutar pela sobrevivência do planeta e agindo como agem, dizem estar preservando um futuro melhor.

Mas será que o cristão deveria orar pela restauração completa dos muros de Jerusalém e da Terra Santa? O cristão deveria se engajar na causa ativista ambiental? Será dessa forma que a promessa bíblica irá se cumprir, ou seja, a promessa de novos céus e nova terra? Seria dessa maneira que toda a terra será redimida? Já me adianto e digo que não.

Entretanto, sobre a causa ambiental, por favor, não me entenda mal, pois creio que temos uma enorme responsabilidade com a terra criada por Deus. Desde o princípio o Senhor nos chamou para cultivá-la e não para destruí-la. Mas após o pecado, até mesmo a terra sofreu e sofre as consequências. E por isso, devemos fazer o máximo para cultivá-la.
Mas a promessa bíblica não é de que a terra seria redimida através das cruzadas ou do ativismo ambiental. Existe uma promessa maior nas Escrituras.

A terra é um tema central nas Escrituras

Vejamos alguns textos que demonstra que desde o chamado de Abraão há uma promessa de uma terra para Israel. Deus apareceu para Abraão e lhe disse em Gn 12:7. Como modo de fortalecer esta esperança, ele deveria percorrer toda a terra Gn 13:17. Quando Jacó fugiu para Harã, Deus o assegurou dessa promessa da posse da terra Gn 28:13-15. Deus levanta Moisés e o assegura de uma terra, ou seja, o povo voltaria para a sua terra Êx 3:8. Assim também, uma das maiores punições era perder a terra Dt 28:63. As piores tragédias de Israel estão relacionadas com a perda da terra (cativeiros e expulsão no ano 70 d.C.).

Ainda hoje, voltar a Jerusalém está no centro do interesse dos judeus. Nos sábados e nas orações o pedido é para haver a restauração dos muros de Jerusalém. Portanto, desde o chamado de Abraão, possuir a terra é um aspecto fundamental da promessa.
Entretanto, veremos a seguir que as bênçãos da terra eram mais do que os limites geográficos.

A terra como uma conquista de fé

Eles receberiam sustento, segurança, paz e descanso dos inimigos Dt 12:10; Js 21:43-45. Paulo ampliou esse limite. Conforme Paulo seria o mundo mediante a fé: Rm 4:13. A fé na conquista da terra era um fator importantíssimo Nm 14:20-23; Hb 3:16-19; Dt 4:21,22. A fé, portanto, era um fator importante para a conquista da terra.

A terra santa pertence ao Deus santo. Para possuí-la era necessário fé e santidade. Se considerarmos que toda a terra pertence ao Senhor (Dt 10:14) e não apenas a Palestina, esse conceito se estende a todos os povos e em todos os lugares do mundo.

Jerusalém na profecia de Isaías

O povo de Israel se mostrou em diversos momentos rebeldes contra Deus. Os profetas anunciavam a mensagem de castigo. Mas também anunciavam a misericórdia. Uma mensagem de restauração de Sião. Jerusalém se tornou o símbolo da terra, a cidade onde Deus habita com seu povo. Essa mensagem encontrou expressão na profecia de Isaías. Jerusalém seria uma cidade habitada pelo povo santo Is 62:12. O povo voltaria para Sião com alegria Is 51:11.

Essa profecia se estende a todas as nações Is 2:3. Jerusalém seria o centro não só de Canaã, mas o centro de toda a terra. Mas qual Jerusalém Isaías estava falando? Jerusalém terrestre, celestial ou a que descerá do céu na restauração? Isaías descreve as três!

Como símbolo da presença de Deus com o seu povo, a Jerusalém terrena nos ensina sobre a Jerusalém celestial e prenuncia a nova Jerusalém. O retorno do povo para a sua terra, demonstra que Deus não só se mantinha fiel às suas promessas, mas que encheria toda a terra com a sua glória Is 6:3.

No entanto, após o retorno do cativeiro, a reconstrução do templo não foi fácil. Falta de dedicação, trabalho inferior e estado espiritual degradante. Diante destas dificuldades, os profetas reafirmaram o plano restaurador de Deus. E para que a terra fosse poupada, primeiro Elias seria enviado Ml 4:1-6.

A nova Jerusalém

Conforme o Novo Testamento a promessa é mantida. Essa promessa está relacionada ao Reino dos céus Mt 3:2; 5:5; 5:20. Não é limitado as fronteiras de Israel, mas universalizada. É dessa Jerusalém que fala Isaías.

Conforme Paulo, se somos de Cristo, tudo é nosso 1 Co 3:21,22. A criação aguarda a redenção dos filhos de Deus Rm 8:17-22. Na Nova Aliança a promessa abrange todo o mundo, nações e até os confins da terra Mc 16:15; Mt 28:19; At 1:8. Essa é a extensão do Reino de Cristo, no céu e na terra Mt 28:18.

O evangelho não é uma versão espiritualizada ou o plano B de Deus, mas o meio pelo qual será cumprida a promessa do Antigo Testamento. Desde o Antigo Testamento a Jerusalém é símbolo da presença de Deus com seu povo, prosperidade, bênção de paz e alegria.

Mas a Jerusalém terrena não pode cumprir estas expectativas. História marcada por corrupção, rebelião e homicídios. Ela se tornaria deserta e terra de escravidão Mt 23:37,38; Gl 4:25. Por isso Paulo fala de uma Nova Jerusalém Gl 4:26-31.

Essa Jerusalém celestial é obra do próprio Deus. Por meio dela servimos a Deus de modo agradável Hb 12:22,23,28. Por ela os patriarcas ansiavam Hb 11:10,13-16. Ela toma o lugar da antiga Jerusalém e para ela correm todos os justos Ef 2:19. A nova Jerusalém é a essência e o símbolo do novo céu e da nova terra, onde habitam a justiça. Ela virá do céu quando toda a terra estiver sob o domínio de Cristo. Assim a promessa a Abraão se cumprirá em sua plenitude. Essa promessa será cumprida não pela força do nosso braço, mas por meio da justiça de Cristo.

É nessa causa que, como filhos de Deus, devemos nos engajar. Que o Senhor nos abençoe. Amém!