Paz que excede todo entendimento

Tempo de leitura 3 minutos

Paz que excede todo entendimento (Fp 4:6-7. NVI)

Algo que é inexplicável, algo que está além de nosso entendimento, a paz de Deus.

Como entender por exemplo, Paulo e Silas, orando e cantando louvores a Deus depois de terem apanhado e sido acorrentado no interior da prisão? (Atos 16: 19-26). Ou a tranquilidade de Paulo em um naufrágio quando até os marinheiros já haviam perdido a esperança! (Atos 27:20-25).

Coisas como estas são impossíveis de entendermos, mas nos mostram que é possível alcançar uma paz que ultrapassa as circunstâncias, que independente das situações, que está acima de tudo.

Isto não era privilégio exclusivo de Paulo, Silas e outros gigantes da fé, também nós podemos alcançar esta paz que vai além de nosso entendimento. Vejamos os conselhos de Paulo, que tinha esta paz, para que também nós a possamos alcançar.

  1. NÃO DEVEMOS ANDAR ANSIOSOS POR COISA ALGUMA.

“Não andem ansiosos por coisa alguma. ” (Fp 4:6a. NVI)

Paulo não escreveu estas palavras para incrédulos, mas sim para uma igreja. Um sinal de que ele sabia que o cristão também, em determinadas ocasiões, ainda que não deva, pode chegar a ficar ansioso.

Quem nunca ficou ansioso por algum motivo?

Não é raro ficarmos ansiosos com o trabalho, com os estudos, com os filhos, com a saúde, com a situação do país, com o dia de amanhã.

Mas não devemos andar ansiosos por nada diz a bíblia e isto pelo menos por três motivos:

  • Ficar ansioso não na ajuda em nada
  • Ficar Ansioso só nos atrapalha – Quando estamos ansiosos não pensamos direito e ficamos em desvantagem para resolver as situações difíceis.
  • Ficar ansioso demonstra a nossa falta de fé – É como dizer: “Isto Deus não pode resolver. ” “O começo da ansiedade é o fim da fé; e o começo da verdadeira fé é o fim da ansiedade”- G. Muller.

Fé e ansiedade não combinam onde está uma não pode estar a outra.

  1. DEVEMOS COLOCAR TUDO DIANTE DE DEUS.

Mas em tudo, pela oração e suplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. (Fp 4:6b. NVI)

Para conseguirmos a paz que ultrapassa o nosso entendimento, além de não andarmos ansiosos por coisa alguma, devemos colocar tudo aquilo que procura nos afligir diante de Deus.

Nada deve ficar fora. Tudo o que está preocupando a você, deve ser colocado diante de Deus.

Ele conhece tudo, mas deseja que lhe contemos as dificuldades. Isto é demonstração de fé.

Se um problema é grande o suficiente para nos causar algum tipo de ansiedade também é grande o suficiente para ser colocado diante de Deus. Nós temos recursos, por que não utilizá-lo?

Isto deve ser feito: a) Pela oração; b) Pela súplica; c) Com ações de graça.

É claro que a Bíblia não defende a ociosidade. Devemos trabalhar como Jesus trabalhava! Mas sempre confiante que Deus está no controle de tudo.

Assim que a ansiedade tentar tomar conta da situação lembre-se disto: coloque o problema diante de Deus.

      3.  O RESULTADO DE SEGUIRMOS ESTES CONSELHOS

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Fp 4: 7.NVI).

Como vimos até aqui, neste texto – v.6, a Bíblia está nos dando dois conselhos: 1) Não andar ansiosos; 2) Colocar tudo diante de Deus.

Mas também nos faz uma promessa, e ela não falha. Ela promete que se assim agirmos alcançaremos a paz de Deus, que excede a todo entendimento (v.7).

A paz que não dá para entender. A paz que só tem aquele que confia em Jesus. A paz que independe das situações. A paz que para o mundo em geral parece coisa louco. Deus nos dará!

Paulo tinha esta paz. Muitos outros personagens bíblicos demonstraram ter esta paz. Outro irmão nosso tem testemunhado desta paz e também nós podemos ter esta paz. Basta seguirmos os conselhos da Bíblia. Tenha você também está paz!

Não devemos nem precisamos andar ansiosos por coisa alguma.

A grande maioria de nossas preocupações não passam de tempestades em copos d’água, terminam em nada, e ainda venham a ser tempestades de verdade, ao nosso lado está Jesus, aquele que tem poder para dizer à tempestade: Acalma-te, emudece! E a tempestade obedece (Marcos 4:39).

Não entendo como, nem poderia entender, mas sei que Deus dá paz além do entendimento. Coloque os seus pedidos diante de Deus e ele lhe dirigirá em cada passo. Não ande ansioso, descanse em Deus! Siga o conselho da Bíblia que nos diz: Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela suplica, com ações de graça. E a paz que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”.