Siga em frente

Tempo de leitura 3 minutos

Siga em Frente! (Hebreus 12: 1-3)

Martin Luther King tem uma frase que diz: “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito”.

Seguir em frente faz parte da vida do cristão, que mesmo passando por aflições entende que é peregrino nessa terra.

O autor de Hebreus escreveu para alguns que estavam querendo desistir da carreira cristã. Ali havia perseguição; estavam sofrendo; não viam vantagens imediatas em continuar naquele caminho.

Por isso, depois de passar o livro mostrando a glória e superioridade de Cristo, aqui o autor está como dizendo: Siga em frente, corramos a carreira que nos é proposta; sejamos perseverantes; vale a pena perseverar; não esperemos de Cristo só para esta vida!

Essa carta aos Hebreus nos passa orientações que continuam a servir a todos os que estão de alguma forma cansados da jornada.

  1. ABANDONANDO O QUE NOS ATRAPALHA

“Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha” (Hb 12.1. NVI)

Se quisermos continuar a carreira devemos abandonar tudo aquilo que nos atrapalha, desembaraçar de todo peso, tudo que nos atrapalhar seguir em frente.

O autor está utilizando a figura de uma corrida e levar peso durante a corrida é insensatez. Talvez o peso que eles estavam levando era o medo de serem torturados, ou discriminados, ou perderem alguma posição de privilégio na sociedade, por fazer parte do cristianismo.

Hoje podemos chamar de peso qualquer coisa que nos atrapalha a seguir com desenvoltura o caminho que nos está proposto pela Bíblia.

Quem está numa corrida para vencer não carrega peso desnecessário. Por exemplo, a corrida de São Silvestre que acontece em São Paulo, muitos participam para se divertirem, aparecer, curtir o momento, alguns vão fantasiados, vão com cartazes, não querem vencer. Outros estão pensando em vencer, e os que querem vencer, usam roupas apropriadas, sem peso extra.

Deixemos tudo o que nos  atrapalha de lado e sigamos em frente na carreira que nos está proposta!

  1. ABANDONANDO O PECADO

“Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve” (Hb 12.1. NVI).

Para corrermos com perseverança, além de abandonarmos qualquer coisa que nos atrapalha, devemos abandonar principalmente o pecado. Nem tudo que nos atrapalha é pecado, mas todo pecado atrapalha. Se quisermos seguir com desenvoltura precisamos deixar o pecado de lado. Mas sabemos que isto não é tão fácil, pois ele está sempre ao nosso lado a nos assediar.

É necessário estar atentos, pois quando menos esperamos surge a oportunidade para fofoca, para a inveja, para a mentira, para falsidade e outros. O pecado está sempre querendo nos derrubar, é um obstáculo que temos que ultrapassar, pois senão ficaremos embaraçados.

O pecado nos separa da comunhão com Deus e com os irmãos. Ele é  um entrave na nossa carreira e por isso pode e deve ser vencido por todos nós.

Vamos seguir em frente abandonando o pecado, colocando-o no seu devido lugar, que é fora de nossas vidas!

  1. OLHANDO PARA JESUS

 “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumidor da nossa fé” (Hb 12.2. NVI).

Para seguirmos em frente é necessário olharmos para o alvo certo, muitos ficam pelo caminho por errar nesse ponto. Esteja atento. Não olhem para mim: Tenho tentado ser modelo, mas estou longe de o ser, não desejo colocar a sua carreira em perigo; Não olhe para lideranças: Eles podem ser ótimos exemplos, mas não são o exemplo ideal. Muitos têm caídos no decorrer da história e levado com eles seus admiradores; Não olhe para os irmãos: Todos somos falhos e estamos sujeitos ao fracasso e a cair. Olhe para Jesus, Ele é perfeito, o exemplo que deve ser seguido.

Olhemos para Jesus e nos inspiramos no seu exemplo: Ele suportou as aflições. Olhemos para Jesus e o imitemos: Fiquemos firmes assim como ele ficou até a morte.

Olhemos para Jesus imitando-o em todos os detalhes, assim não haverá perigo de errar. A nossa carreira só acaba no final da vida ou com a volta de Jesus. Pode ser que ainda tenhamos um bom trecho para percorrer.

Não pode haver nada que se compare com o que receberemos ao final da trajetória que nos está proposta. O que nos espera é muito mais que qualquer coisa que possamos provar durante o percurso.

Vale a pena todo o esforço empenhado, pois o prêmio nos espera, ele é garantido pela vitória de Jesus.