Acabou a separação

Tempo de leitura 3 minutos

Acabou a separação

Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: ‘Verdadeiramente este era o Filho de Deus!’. (Mateus 27.50-54)

A morte é algo que nenhum ser humano pode explicar, a gente simplesmente não consegue processar o que acontece entre o momento que alguém querido se vai e o momento em que você sente que consegue voltar a sair da cama. Nós não fomos feitos para o luto. Porém, por mais que seja horrível a morte, há algo ainda pior: a morte espiritual.

A Bíblia ensina que todos pecamos e por isso vivemos longe de Deus, o nosso pecado é um ato de rebeldia a Deus. É como se nós disséssemos: “Ei! Eu sei que você criou tudo, fez tudo que existe, criou as leis que regem o Universo e tudo mais… Mas eu acho que você não serve para guiar a minha vida, valeu.” Quando pecamos, ficamos cada vez mais longe de Deus porque em Deus não há pecado. O pior disso tudo é que quando pecamos, também morremos. Tiago 1.15 diz: “Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.”.

Estaríamos todos mortos para Deus e condenados a viver em total separação do nosso Pai por causa da nossa rebeldia. Mas que Pai poderia aguentar isso? Foi então que o Senhor fez o maior gesto de amor conhecido na face da terra: Ele entregou seu Filho como sacrifício para que a culpa dos pecados não caísse mais sobre nós, mas sobre esse Filho. É como se nossa conta bancária simplesmente fosse resetada e nosso empréstimo que rende eterno juros e mancha nossa conta de números negativos sumisse.

No momento que Jesus morreu a Palavra diz que “o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo.”. Isso é incrível!! O véu do santuário era o que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo, lugar que somente Deus habitava e que o sumo sacerdote poderia ir uma vez ao ano em uma certa data e só depois de um ritual de purificação. O Lugar Santo e o Lugar Santíssimo representam o distanciamento que existe entre os seres humanos e Deus, não podemos entrar no Lugar Santíssimo sozinhos. Porém, Jesus, ao se sacrificar, serviu como espiação e o véu se rasgou, o distaciamento foi destruído, e ainda melhor! DE ALTO A BAIXO!! O véu se rasgar de alto a baixo significa que o que aconteceu não foi por poder humano, querer humano ou merecimento humano, mas sim algo que veio de Deus. A altura do véu era de dez côvados, quase 7 metros de altura, e somente algo de cima poderia rasgá-lo dessa maneira: Deus.

Com o sacrifício de Cristo, todo o nosso passado em rivalidade com Deus ficou para trás. Somos convidados a viver na família de Deus e vivermos a eternidade com Ele. Se antes sofríamos com luto, não sofreremos mais. Se antes não tinhamos amigos, agora temos vários. Se antes éramos motivo de piada e maldição no mundo, agora conhecemos pessoas que também superaram isso e vivem para Deus. Se antes o nosso passado nos condenava, agora tudo que está na ficha é: SALVO POR CRISTO. Não existe mais separação entre nós e Deus. Ele pagou todo preço! E a morte espiritual que nos aguardava, foi vencida na cruz.

Quando ouço notícias de pessoas que morreram em acidentes, pandemias, doenças ou atrocidades fico me perguntando se elas conheciam a verdade, se elas sabiam o quanto Deus as ama e o que Ele fez por elas. Fico me perguntando se elas aceitaram Jesus antes de morrer, fico me perguntando se um dia, no céu, poderei conversar com elas. Hoje eu quero te convidar a tomar essa decisão se o Espírito Santo te convenceu dos seus pecados, oro a Deus que essa mensagem, a mensagem da Cruz, mude a sua vida como mudou a minha.

Oração: Senhor Jesus, eu pequei contra Ti e me afastei da sua vontade todos os dias da minha vida. Senhor, peço perdão pelos meus pecados e aceito Jesus como meu único e suficiente Salvador, sabendo que somente Ele pode me tirar do pecado e me levar para a sua maravilhosa luz. Agradeço pelo seu sacrifício na cruz e peço que entre na minha vida e no meu coração. Em nome de Jesus, amém!

Bem vindo a família! Agora não há mais separação.