As 5 Solas são o Evangelho

Tempo de leitura 2 minutos

As 5 Solas são o Evangelho

Em tempos de celebração da Reforma, precisamos reafirmar a centralidade das 5 Solas para a doutrina protestante.

Essas cinco afirmações não são secundárias, meros apetrechos do evangélico, caprichos do antiromanista. Não! Trata-se, na verdade, do próprio Evangelho.

Retire um de seus pontos, e você terá outra religião.

Muitos perguntam quais doutrinas são essenciais à fé, a fim de buscar unidade na Igreja, e qual seria um bom critério para julgar heresias. Ora, as 5 Solas formam uma excelente régua doutrinária, pela qual podemos medir a validade de afirmações teológicas.

Permitam-me esclarecer o óbvio. As 5 Solas são:

– Sola Gratia (só a graça).
– Solus Christus (só Cristo).
– Sola Fide (só a fé).
– Sola Scriptura (só a Escritura).
– Soli Deo Gloria (só a Deus glória).

Em geral, tais pontos delimitam a interpretação protestante do Evangelho; principalmente, naquilo que discorda do catolicismo.

Entre as divergências protestantes, há de se concordar, ao menos, nisso.

Que a cruz foi necessária à salvação, católicos e protestantes concordam. Como nos apropriamos dos méritos da cruz, porém, é ponto de divergência.

Arrisco dizer que muitos protestantes, em sua vivência cristã prática, renegam uma ou mais dessas verdades. Não temos valorizado o esforço dos reformadores – e, por consequência, negligenciamos o próprio poder das boas-novas.

Evangélicos carregam o Evangelho.

Logo, urge a necessidade de compreendermos, aceitarmos, defendermos e vivermos as 5 Solas da Reforma.

Chega de afirmações simplistas, que resumem o Evangelho em “Deus te ama”. Há uma glória maior a ser desfrutada, e os reformadores já nos mostraram o caminho.

Falarei sobre cada Sola, nos próximos dias.

Por ora, questione-se: qual tem sido a relevância do Verdadeiro Evangelho (o glorioso, não o simplista) no seu dia a dia?

E que possamos, de glória em glória, de fé em fé, ser cativados pela mensagem pura e simples de um Reino que é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou, escondeu e, transbordando de alegria, vendeu tudo o que tinha, a fim de possui-lo.