Deus é a nossa bandeira

Tempo de leitura 3 minutos

Deus é a nossa bandeira

A bandeira serve como identificação. Cada país, cada grupo ou movimento tem a sua bandeira que o identifica com suas formas e cores.

O Evangelho também tem a sua bandeira. E a sua bandeira é o Reino de Deus. Porém, para muitas igrejas e para muitos cristãos a bandeira do Reino de Deus já não é mais suficiente. E em seu lugar, hastearam a bandeira das ideologias, das convicções pessoais, do relativismo e etc.

No entanto, é de suma importância resgatarmos a suficiência do Reino de Deus, mesmo no século a qual vivemos.

Não há outro Deus

A Bíblia nos diz em Salmos 20:5 “celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o Senhor a todos os teus votos” (ARA).

O Salmo de número 20 é um modelo de oração entoado pelo povo de Deus quando o rei estava para liderar o seu exército para as guerras e batalhas. O que era muito comum em todo o Antigo Testamento, guerras entre nações vizinhas. No texto citado acima, três desejos são exprimidos: 1) O desejo de celebrar com júbilo ao Senhor pela vitória do rei; 2) hastear pendões em nome de Deus; 3) Que Deus respondesse a petição em favor do rei.

Mas por que entender isso é importante? Veja, no contexto do Antigo Testamento havia disputas religiosas no sentido de que cada nação possuía o seu “deus”. E quando uma nação guerreava uma contra a outra, a nação vencedora levantava a moral do seu deus como sendo o mais forte. E a nação perdedora enfiava o seu deus no bolso e se submetia ao deus da nação vencedora. E com Israel não era diferente, pois quando perdia uma batalha pra outra nação, pensava que o deus daquela nação era mais forte que o Deus de Israel.

E essa era a luta diária de Deus com o seu povo, mostrar que Ele é o único Deus verdadeiro e que não havia outro Deus além d’Ele. Em Isaías 44:1-8 Deus mostra que é o único porque: Deus os criou e os formou no ventre; Ele quem derrama benção sobre os descendentes; Nenhum outro conhece o passado e o futuro tão bem como Ele; o texto encerra dizendo “há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça” (ARA).

Mas esta oração expressa algo diferente, pois o povo está declarando que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro. Que o Deus de Israel é quem vence as suas guerras e batalhas, Ele está acima de qualquer deus, porque Ele é Único. E que o nome do Deus de Israel é a bandeira deles!

Esta oração não esboça apenas automotivação ou otimismo na vitória do rei. Mas acima de tudo esta é uma oração que declara uma fé confiante no Deus Único e Verdadeiro de Israel. O povo está declarando na sua oração que dentre todas as bandeiras existentes naquele período, a bandeira deles seria Deus.

Qual tem sido a sua bandeira?

Quando Ameleque estava pelejando contra os israelitas, Moisés declarou o seguinte em Êxodo 17:15: “O Senhor é a minha bandeira” (ARA). Se, de fato, confiamos em Deus e não tememos o nosso inimigo, de forma alguma poderemos se envergonhar do Evangelho, até porque ele “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16 ARA).

Infelizmente, muitos já vencidos pelo deus desta era, abandonaram a bandeira do Evangelho do Reino de Deus e em seu lugar levantaram as bandeiras políticas, ideológicas e progressistas.

Porém, mesmo no tempo em que vivemos, em meio a guerras ideológicas, sociais e culturais, em nossas igrejas e em nossa teologia é fundamental que a nossa fé esteja no Evangelho do Reino de Deus. Se você tem levantado outras bandeiras se não a do Evangelho, arrependa-se agora mesmo e volte-se para Cristo.

Que o Senhor nos abençoe. Amém!