Ouça este conteúdo
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Paz que excede todo entendimento (Fp 4:6-7. NVI)
Algo que é inexplicável, algo que está além de nosso entendimento, a paz de Deus.
Como entender por exemplo, Paulo e Silas, orando e cantando louvores a Deus depois de terem apanhado e sido acorrentado no interior da prisão? (Atos 16: 19-26). Ou a tranquilidade de Paulo em um naufrágio quando até os marinheiros já haviam perdido a esperança! (Atos 27:20-25).
Coisas como estas são impossíveis de entendermos, mas nos mostram que é possível alcançar uma paz que ultrapassa as circunstâncias, que independente das situações, que está acima de tudo.
Isto não era privilégio exclusivo de Paulo, Silas e outros gigantes da fé, também nós podemos alcançar esta paz que vai além de nosso entendimento. Vejamos os conselhos de Paulo, que tinha esta paz, para que também nós a possamos alcançar.
- NÃO DEVEMOS ANDAR ANSIOSOS POR COISA ALGUMA.
“Não andem ansiosos por coisa alguma. ” (Fp 4:6a. NVI)
Paulo não escreveu estas palavras para incrédulos, mas sim para uma igreja. Um sinal de que ele sabia que o cristão também, em determinadas ocasiões, ainda que não deva, pode chegar a ficar ansioso.
Quem nunca ficou ansioso por algum motivo?
Não é raro ficarmos ansiosos com o trabalho, com os estudos, com os filhos, com a saúde, com a situação do país, com o dia de amanhã.
Mas não devemos andar ansiosos por nada diz a bíblia e isto pelo menos por três motivos:
- Ficar ansioso não na ajuda em nada
- Ficar Ansioso só nos atrapalha – Quando estamos ansiosos não pensamos direito e ficamos em desvantagem para resolver as situações difíceis.
- Ficar ansioso demonstra a nossa falta de fé – É como dizer: “Isto Deus não pode resolver. ” “O começo da ansiedade é o fim da fé; e o começo da verdadeira fé é o fim da ansiedade”- G. Muller.
Fé e ansiedade não combinam onde está uma não pode estar a outra.
- DEVEMOS COLOCAR TUDO DIANTE DE DEUS.
“Mas em tudo, pela oração e suplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. (Fp 4:6b. NVI)
Para conseguirmos a paz que ultrapassa o nosso entendimento, além de não andarmos ansiosos por coisa alguma, devemos colocar tudo aquilo que procura nos afligir diante de Deus.
Nada deve ficar fora. Tudo o que está preocupando a você, deve ser colocado diante de Deus.
Ele conhece tudo, mas deseja que lhe contemos as dificuldades. Isto é demonstração de fé.
Se um problema é grande o suficiente para nos causar algum tipo de ansiedade também é grande o suficiente para ser colocado diante de Deus. Nós temos recursos, por que não utilizá-lo?
Isto deve ser feito: a) Pela oração; b) Pela súplica; c) Com ações de graça.
É claro que a Bíblia não defende a ociosidade. Devemos trabalhar como Jesus trabalhava! Mas sempre confiante que Deus está no controle de tudo.
Assim que a ansiedade tentar tomar conta da situação lembre-se disto: coloque o problema diante de Deus.
3. O RESULTADO DE SEGUIRMOS ESTES CONSELHOS
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Fp 4: 7.NVI).
Como vimos até aqui, neste texto – v.6, a Bíblia está nos dando dois conselhos: 1) Não andar ansiosos; 2) Colocar tudo diante de Deus.
Mas também nos faz uma promessa, e ela não falha. Ela promete que se assim agirmos alcançaremos a paz de Deus, que excede a todo entendimento (v.7).
A paz que não dá para entender. A paz que só tem aquele que confia em Jesus. A paz que independe das situações. A paz que para o mundo em geral parece coisa louco. Deus nos dará!
Paulo tinha esta paz. Muitos outros personagens bíblicos demonstraram ter esta paz. Outro irmão nosso tem testemunhado desta paz e também nós podemos ter esta paz. Basta seguirmos os conselhos da Bíblia. Tenha você também está paz!
Não devemos nem precisamos andar ansiosos por coisa alguma.
A grande maioria de nossas preocupações não passam de tempestades em copos d’água, terminam em nada, e ainda venham a ser tempestades de verdade, ao nosso lado está Jesus, aquele que tem poder para dizer à tempestade: Acalma-te, emudece! E a tempestade obedece (Marcos 4:39).
Não entendo como, nem poderia entender, mas sei que Deus dá paz além do entendimento. Coloque os seus pedidos diante de Deus e ele lhe dirigirá em cada passo. Não ande ansioso, descanse em Deus! Siga o conselho da Bíblia que nos diz: Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela suplica, com ações de graça. E a paz que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”.